02 julho, 2021

GONÇALVES, J. C. de Sousa - O CASTELLO DE PALMELLA.
Breve noticia historica. (A proposito d'uma visita da Academia de Estudos Livres). Anaes da Academia de Estudos Livres
. Lisboa Imprensa Commercial, 1903. In-8.º (22 cm) de 17, [3] p. ; [1] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia sobre Palmela e o seu castelo medieval.
Opúsculo ilustrado em separado com bonita gravura do castelo em metal, desenho de Pastor (Casanova gravou), e no interior, com fotogravura do túmulo de D. Jorge de Lencastre, último mestre da Ordem de Santiago.
"A villa de Palmella está situada na encosta d'uma pittoresca montanha, cujo cimo serve de base ao seu famoso castello.
Crê-se que esta povoação foi fundada pelos celtas alliados aos sarrios, habitantes d'aquellas paragens, trezentos annos antes daera vulgar. É tambem este o parecer dos nossos chronistas.
Segundo opinião geralmente aceita o nome de Palmella provém de Aulo Cornelio Palma, pretor, que ao tempo do dominio romano deu grande desenvolvimento á localidade.
O primeiro foral dado a Palmella data do reinado de D. Affonso Henriques (março de 1170), que ao principio o concedeu apenas aos mouros forros (os que se tinham sujeitado ao dominio dos christãos), e só em 1185 á população chistã da mesma povoação. [...]
O castello de Palmella é de grandes dimensões, mas actualmente de limitada importancia militar. Está alli estabelecido um heliographo, que comunica com Lisboa, Santarem, Vendas Novas e Setubal.
A torre de menagem, ou cidadella, com sua setteiras e ameias, sustentada por fortes balaustres, é sobremaneira notavel."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas levemente oxidadas.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário