12 dezembro, 2020

CARVALHO, Manoel Pedro Henriques de – NOTICIA HISTORICA SOBRE A ORIGEM DA POBRESA E DA MENDICIDADE, DAS SUAS CAUSAS MAIS INFLUENTES, DOS SEUS ESPANTOSOS PROGRESSOS, FINALMENTE DOS MEIOS QUE TEM TENTADO EM ALGUMAS NAÇÕES PARA REPRIMIR UMA, E ANNIQUILLAR A OUTRA. Por… cirurgião em Lisboa. Lisboa, Na Typographia de Filippe Nery. Anno 1835. In-8.º (20 cm) de [2], 46, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo sobre a pobreza e a mendicidade, trabalho com interesse histórico e social.
"Quando lançamos um golpe de vista reflectido, sobre esta immensa quantidade de pobres e de mendigos, que por toda a parte nos importuna e incommoda, para quem as leis e a sociedade não tem sido de muito grande vantagem, massas turbulentas e corrompidas, que constituem um exercito ás ordens dos inimigos da liberdade e da Nação, como não devem elles ser olhados com piedade e rancor, por todos os bons amigos da ordem, e da Patria? Isto sómente bastaria, quando não tivessemos allegado as muitas outras ponderosas rasões, para fazer com que um bom Governo, tome muito promptas, e energicas providencias, a respeito da pobresa e da mendicidade, socorrendo uma, e anniquillando a outra."
Matérias:
Discurso preliminar. | Primeira Parte: [Caracterização histórica da pobreza e da mendicidade.]. Segunda Parte: Dos meios que tem tentado em differentes épocas, para reprimir e anniquillar a pobresa e a mendicidade. Systema nascido e posto em pratica na America Ingleza, para reprimir e anniquillar a pobresa e a mendicidade [Sistema Penitenciário]. | Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta orifícios de traça marginais.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário