17 dezembro, 2020

EXTRACTOS DAS ANALYSES SCIENTIFICAS E PRATICAS DO CARVÃO DE PEDRA DAS MINAS DO CABO MONDEGO SITUADAS NA FREGUEZIA DE BUARCOS, CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ, DISTRICTO DE COIMBRA.
E de varios relatorios officiaes de engenheiros nacionaes e estrangeiros sobre a extensão e importancia d'aquelles jazigos, cujos extractos acompanharam o relatorio que foi presente á assembléa geral ordinaria da Companhia Mineira e Industrial do Cabo Mondego em sessão de 31 de agosto de 1880
. Lisboa, Imprensa de J. G. de Sousa Neves, 1880. In-8.º (21,5 cm) de 20 p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história das Minas do Cabo Mondego.
"A mina de carvão Cabo Mondego é a mais antiga exploração desta natureza em território português, fazendo recuar a tradição da lavra carbonífera organizada ao início da segunda metade do século XVIII. O seu histórico de exploração encontra-se amplamente documentado, assim como o seu papel no desenvolvimento industrial do país, desde o dealbar da Revolução Industrial. Não obstante as numerosas dificuldades técnicas e económicas pelas quais passaram os seus concessionários, aliadas a custos de extração elevados e da má qualidade do carvão, que dificilmente podia competir com as hulhas importadas do Reino Unido, a mina laborou quase ininterruptamente até à década de sessenta do século passado, altura em que um incêndio ditou o seu encerramento definitivo."
(Fonte: https://www.researchgate.net/publication/286252959_A_mina_de_carvao_do_Cabo_Mondego_200_anos_de_exploracao)
"Temos julgado desnecessario, até hoje, a publicação de documentos importantes que possuimos sobre a qualidade de carvão das nossas minas do Cabo Mondego, bem como a riquesa dos seus jazigos.
Os elevados fretes do porto da Figueira para Lisboa e Porto impediam-nos de poder concorrer com o carvão inglez, que n'estes ultimos annos se tem vendido, nos nossos principaes mercados, por baixo preço.
Os consumidores da localidade e proximidades conheciam, de sobra, as boas qualidades industriaes d'este combustivel e os que as ignoravam tinham para attestar o seu emprego constante nas forjas, fornos de fabricação de vidraça e garrafas, maquinas a vapor, fornos de tijolo, telha e cal, das fabricas que possuimos junto d'aquellas minas.
Como porém, dentro d'alguns mezes, ficaremos ligados á principal rede dos caminhos de ferro do paiz, devemos desenterrar dos nossos archivos esses preciosos documentos, não só para fazer luz sobre uma parte importante da historia mineralogica e industrial d'esta importante região, mas tambem para desvanecer qualquer suspeita, de algum espirito sceptico ou pouco patriotico, que só julga bom o que é de proveniencia estrangeira."
(Excerto do Relatório)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com manchas e pequenos defeitos.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário