02 dezembro, 2020

TELLES, Bazilio - O FLAGELLO DOS MARES (cartas). Porto, Renascença Portuguesa,1918. In-8.º (18,5 cm) de 310, [2] p. ; B.
1.ª edição.

"Em consequência da paz que celebrou com a Rússia e a Rumania, a Allemanha pôde abrir na frente occidental a offensiva poderosa a qu'estamos assistindo. E ou consegue apoderar-se de Paris, ou não consegue. Na primeira hypóthese, é provavel que a grande conflagração armada receba emfim o seu desfecho; na segunda é inevitavel que prosiga por um tempo que não é possivel determinar.
Dure porém quanto dure essa nova phase, e qualquer que venha a ser o grupo vencedor, o caracter da lucta parece-nos que será menos militar do que económico; e o bloqueio submarino virá, portanto, a assumir uma importância que, apezar dos immensos estragos já feitos, não se lhe reconhecia até agora."
(Excerto da introdução)
Matérias:
1.ª Parte - Inventos contra os submarinos
I - Simon Lake e o seu projecto de submersiveis de 10:000 toneladas. II - A fumaraça, ou nuvem protectora. III - Os caça-submarinos. IV - Outros caça-submarinos. V - Inventos ignorados. VI - A couraça contra minas e torpedos. VII - Os dirigiveis do engenheiro Usuelli. VIII - A pesca dos submarinos.
2.ª Parte - Resultados do bloqueio
IX - O Deve e o Haver das marinhas de commércio: cálculos de lorde Carson e da Havas. X - O mesmo assumpto da carta precedente: cálculos de Mr. Geddes, 1.º lord civil do Almirantado. XI - Como organisar as estatísticas das perdas navaes. XII - A ameaça submarina e as companhias de seguros. XIII - Commentário á reducção das taxas pelas companhias norte-americanas. XIV - Reservas opportunas e inopportunas de Mr. Geddes. XV - Modelo para boletins mensaes das perdas marítimas. XVI - Medidas tomadas contra o bloqueio pela Entente. XVII - O mesmo assumpto da antecedente carta. XVIII - Açores, zona bloqueada. XIX - Afundamentos e anecdotas.
3.ª Parte - Problemas a resolver
XX - Submersiveis e submarinos. XXI - Visão directa á superficie do mar: cálculo da distância. XXII - Reflexão da luz no mar: alterações da imagem reflectida. XXIII - Refracção da luz no mar: estudo theórico da imagem refractada. XXIV - A agitação do mar reduzida á interferência das suas ondulações, grandes e pequenas. XXV - Resposta a objecções. XXVI - Hypóthese complementar á da carta XXIV. XXVII - Condições da visibilidade d'um objecto fluctuante por um submarino em immersão completa. XXVIII - Invisibilidade, (visão subquatica) e velocidade em immersão completa asseguram ao submarino o dominio dos mares. XXIX - O bloqueio pelos submarinos e o Direito das Gentes.
Notas Finaes
A) Perdas maritimas anteriores ao bloqueio intensivo. B) Discurso de Mr. Geddes sobre perdas e construcções navaes. C) Modelo de boletim.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada restaurada com cartolina.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário