31 dezembro, 2020

CONVENÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA MIRANDESA
. Miranda do Douro / Lisboa, Câmara Municipal de Miranda do Douro /Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 1999. In-4.º (23,5 cm) de 62, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Documento precioso, de grande utilidade para a história e compreensão da língua mirandesa.
Ilustrado com tabelas ao longo das páginas de texto e com um mapa de pormenor, em página inteira, das "Áreas leonesas em Portugal".
"No extremo nordeste de Portugal, ao longo da fronteira a sul de Alcanices, entre a ribeira de Angueira, a poente e sul, e o rio Douro, a nascente, existe um conjunto de aldeias onde as pessoas utilizam entre si duas línguas: o português e o mirandês. Os dois idiomas convivem actualmente numa situação de diglossia, isto é, de desigualdade de utilização: o primeiro é utilizado em qualquer circunstância, o segundo tem um uso mais restrito, geralmente confinado à família e às relações entre vizinhos ou aldeias. [...]
A origem do mirandês remonta ao período em que, numa zona muito mais vasta, incluindo as Astúrias e Leão, se começou a constituir um grupo de variedades romances com muitos traços comuns entre si e que as distinguem de outros romances também em formação - por um lado, o galego-português e, por outro, o castelhano."
(Excerto da Apresentação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa ligeiramente manchada por acção da claridade.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e etimológico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário