SILVA, Prof. L. Rebello da - ANALYSE DOS SOLOS ARAVEIS. Separata da "Revista de chimica oura e applicada". [Pelo]... Lente do Instituto de Agronomia e Veterinaria. Porto, Typographia Occidental, 1906. In-8.º (22,5 cm) de 60 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição independente.
Interessante ensaio sobre a análise dos solos agrícolas, realizado e publicado pelo Prof. Rebelo da Silva nos primeiros anos do século XX.
Livro ilustrado no texto com tabelas e desenhos esquemáticos.
"A fecundidade d'um terreno é um simples dom da natureza; mas a fertilidades d'um solo agricola depende muito da cultura. A boa ou má qualidade d'um terreno deriva da sua composição minerealogica, da percentagem que contiver de elementos nobres - azoto, acido phosphorico, potassa e cal, bem como da ausencia de substancias nocivas ás plantas, da situação do terreno, da proporção em que se encontram a argila, a areia, o calcareo, a materia organica, etc.
É muito complexo este problema para ser resolvido completamente, pelos meios de que dispõe a chimica.
Os agricultores, os praticos d'uma dada localidade conhecem aproximadamente o valor dos terrenos pelos seus caracteres exteriores, pela sua vegetação, pela situação em que se encontram, em um valle, em uma collina ou em um monte, etc.; todavia, o criterio obtido por estes meios é muito incompleto e grosseiro; de pouco lhes serve se quizerem avaliar os solos araveis d'uma outra localidade.
A resolução d'este problema, com uma sufficiente aproximação da verdade dos factos, estava reservada á agronomia e á chimica agricola."
(Excerto de Analyse mechanica)
Luís António Rebelo da Silva (1855-1946). "Licenciado em Agronomia em 1878, iniciou, passado um ano, a sua carreira oficial como agrónomo de campo, exercendo funções técnicas, primeiro em Viseu, e depois em Leiria e Santarém. A experiência durou apenas cerca de 5 anos, pois logo em 1884 viria a ingressar no então chamado Instituto Geral de Agricultura, primeiro como Chefe de Serviço da Química, e mais tarde como docente de Química Geral e Análise Química, até 1889, e de Química Agrícola, até à sua jubilação, aos 74 anos, em 1929."
(Fonte: https://www.isa.ulisboa.pt/files/id/rebelo-da-silva/Rebelo_da_Silva-Prof_Quelhas_dos_Santos.pdf)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
15€
29 março, 2020
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário