O VIDRO EM PORTUGAL. Exposição no Museu Nacional de Arte Antiga : Setembro-Dezembro, 1989. No âmbito da Conferência Internacional sobre História, Tecnologia e Arqueologia Industrial do Vidro. [Catálogo. Coordenação: Maria Filomena dos Santos Barata; Paulo de Oliveira Ramos]. [S.l.], Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, 1989. In-8.º (21x21 cm) de 75, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Monografia trilingue (português/francês/inglês) sobre a História do Vidro em Portugal. Livro muito ilustrado no texto e em página inteira com reproduções de desenhos, mapas, gravuras e fotografias a p.b. e a cores.
"Actualmente, poucas são as pessoas que têm notícia da existência, em Portugal, de vidros anteriores à época romana.
Isso explica-se pela raridade dos achados e também porque não têm sido suficientemente divulgados através de exposições.
Trinta e cinco pequenas contas, fabricadas por rotação sobre uma vara metálica, de forma anular, elipsoidal ou cilíndrica, translúcidas, com cor amarela, castanha ou azul, provenientes da necrópole da Idade do Bronze da Atalaia (Ourique) e, muito provavelmente, de manufactura egípcia, constituem os mais antigos objectos de vidro até ao momento descobertos em Portugal."
(Excerto de Da Proto-História aos Alvores da Idade Média)
"Se a História se lê em todos os acontecimentos da vida humana, lê-se melhor nuns do que noutros. E, portanto, se os que se referem à produção, circulação e consumo do vidro em Portugal se acham assim, em todos os tempos, ligados por qualquer forma à nossa História, isso passa a ser muito mais evidente a partir da criação, no séc. XVIII, das primeiras manufacturas reais neste domínio. Desde logo, porque aqueles fenómenos passam então à esfera do poder político, objecto tradicional da História; depois, porque eles se relacionam cada vez mais no final desse século e ao longo do seguinte, com as questões de ordem económica, social, cultural e tecnológica desse longo e decisivo período. Relações internacionais, política colonial, ideologias, alterações do corpo social, moda, desenvolvimento industrial, tudo é «espelhado» em maior ou menor medida pela história do vidro em Portugal."
(Excerto de A Produção Manufactureira e Industrial do Vidro)
Índice:
Introdução - Paulo de Oliveira Ramos. | Da Proto-História aos Alvores da Idade Média - Adília Alarcão e Mário Varela Gomes. | O Vidro em Portugal na Idade Média - Manuela Almeida Ferreira. | O Vidro Europeu a partir dos finais do século XV - Carlos Barros. | O Vidro em Portugal do século XV ao século XIX. | A Produção Manufactureira e Industrial do Vidro [Inclui lista dos Centros de Fabrico vidreiro em Portugal] - Francisco Madeira Luís; João Cláudio Awouters Lopes e Maria Filomena Barata. | Bibliografia. | Anexos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível
18 março, 2020
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário