27 setembro, 2019

VITERBO, Sousa - INVENTORES PORTUGUESES. Segunda Série (obra póstuma). Propriedade e edição da família do autor. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1914. In-8.º (22,5 cm) de [4], 38, [2] p. ; B.
1.ª edição independente.
Dêste opúsculo, primitivamente publicado no volume 61.º do Instituto, se tiraram 50 exemplares em Separata, que não foram postos à venda.
Importante subsídio para a história dos inventores portugueses. Anteriormente, em 1902, foi publicada a 1.ª Série.
Obra organizada por ordem alfabética dos apelidos, Sousa Viterbo dá notícia dos inventores do seu conhecimento, incluindo uma breve nota biográfica e os respectivos "inventos".
"Teem aparecido há tempos entre nós bastantes individuos que pretendem ter inventado ou modificado para melhor diversos aparelhos e processos industriais e scientificos.
Inegavelmente nem todos possuirão a mesma competência, embora não lhes falte habilidade. O curioso é um produto indigena muito frequente e pena é que ele, em vez de dar melhor rumo à sua aptidão, a consuma em futilidades e bugigangas, ou em produtos que só se tornam recomendaveis pelos extremos duma paciência chineza. Convêm da mesma forma joeirar os ingenuos e os lunaticos, que ainda pensam na quadratura do círculo e no moto contínuo, e os charlatães, que procuram iludir a boa fé dos outros, envergonhando-nos aos olhos dos estrangeiros. [...]
Seguem-se alguns nomes de inventores que pude respigar na reduzida ceara das invenções."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado, por abrir, em razoável estado de conservação. Capas apresentam sinais de humidade no corte lateral e pequenas falhas de papel do mesmo local.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário