23 setembro, 2019

RODRIGUES, Thomás - OS CRIMES DOS PADRES E A LUXÚRIA DAS FREIRAS. Pelo ex-capelão... (Ilustrado com sugestivas aguarelas). Os Devassos da Igreja. [Romance Sugestivo]. Lisboa : Rio de Janeiro, Empreza Literaria Universal, [1912?]. In-8.º (19 cm) de 88, [2] p. ; [2] f. il. B.
1.ª edição.
Espécie de romance/ensaio contra o clero, mas sobretudo um violento libelo anti jesuíta.
Ilustrado com duas estampas separadas do texto.
"O presente trabalho não é um insulto á Igreja Católica, nem a nenhuma outra.
Respeitamos o pensar e as ideias de todos, desde o momento em que êste modo de pensar e estas ideias sejam consentáneas com a moral e com o dever.
Não queremos, porêm, deixar no silêncio sepulcral da tumba do esquecimento os abusos, a imoralidade e os crimes que os falsos ministros da Religião cometem, invocando o nome do Creador do Mundo, e de Jesus, e da própria religião que espesinham, em vez de defender, abusando da crèdulidade, da ignorância e da boa fé dos pobres crentes, obcecados pelo temor do Inferno, pelo receio do castigo de Deus e por mil outros temores que lhes metem na alma, desde criancinhas, em vez de os educarem mais cientificamente e com maior utilidade prática.
Os crimes cometidos pelos diversos padres da multiplices seitas que por esse mundo teem existido e ainda existem, havendo ainda países onde imperam como senhores das almas, das consciências, das vidas, e dos bens alheios. [...]
D'entre todas as seitas religiosas uma das mais numerosas, de maior e mais omnipotente poder e tambem de maiores roubos e maiores crimes tem sido indubitavelmente a dos jesuítas, chamada tambem Companhia de Jesus."
(Excerto da Introdução)
Indice: Introdução. | Parte Primeira - Sacerdotes e Sacerdotizas da Antigùídade. Egipto e Grécia. Parte Segunda - A Companhia de Jesus. Parte Terceira - A Inquisição. Seus crimes em nome da Religião. Parte Quarta - O crimes dos padres e principalmente dos jesuítas. - Em França. Parte Quinta - Em Espanha. Parte Sexta - Em Portugal. Parte Sétima - Luxúria das freiras. Parte Oitava - Mais crimes dos jesuítas. Violação e envenenamento de Sarah de Matos e outros crimes diversos.
Tomás Rodrigues. Pouco se sabe a respeito do autor, a não ser que utiliza a referência “ex-capelão”, e a existência de uma outra obra da sua lavra registada na Biblioteca Nacional com o título Os misterios da Inquisição : os crimes da egreja. Será o seu "nome" uma alusão ao cristão-novo Tomás Rodrigues que com a sua família morreu ás mãos da Inquisição portuguesa no séc. XVII? (v. «Razia de uma família inteira», http://www.arlindo-correia.com/021212.html)
Exemplar em razoável estado geral de conservação. Cansado. Capa frágil com defeitos; sem f. anterrosto; sem contracapa.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário