25 setembro, 2019

SILVA, Rebelo da - CONTOS E LENDAS. Edição revista pela de 1873. Porto, Livraria Civilização - Editora, 1970. In-8.º (16,5 cm) de 296 p. ; B.
Reedição desta conhecida obra de Rebelo da Silva (1822-1871) - conhecido escritor, professor e homem público oitocentista -, muito valorizada pela belíssima capa da autoria de A. Bastos. Compilação póstuma de narrativas históricas, anteriormente publicadas em periódicos como O Panorama, O Cosmorama Literário, a Revista Universal Lisbonense e o Arquivo Universal. Na «Introdução» à colectânea, o autor apresenta a personagem do velho e solitário padre Vigário, a quem atribui a autoria dos contos que compõem o volume e que incluem o célebre «Última corrida de touros em Salvaterra», um dos mais famosos textos do Romantismo português.
"O monge começou assim a sua história:
No tempo em que os valis de Córdova tinham quase todo o reino sujeito, é que sucedeu o que vou contar. Estava o conde D. Henrique a entrar por dias, e com ele vinham boas lanças para o ajudarem a resgatar do poder dos infiéis as províncias de Portugal. A essa hora nos castelos da fronteira não se descansava de dias, nem de noite; ninguém despia as armas; e quer luzisse a manhã, quer cerrasse a tarde, o clarão das almenaras, ou o rebate das trombetas não consentia nem leve repouso aos defensores da verdadeira lei."
(Excerto de A Torre de Caim)
"O Senhor D. José, primeiro do nome, era em Salvaterra um rei em férias. A verdade é que os malditos notavam, em segredo, que Sua Magestade em Lisboa estava sempre ao torno e o marquês de Pombal no trono. O prolóquio fundava-se na habilidade mecânica do monarca como torneiro, e no carácter dominador do marquês como ministro.
Vicejavam os campos em plena Primavera. A amendoeira cobria-se de flores, os bosques emfolhavam-se, as veigas vestiam-se e matizavam-se, e a brisa doudejava indiscreta arregaçando o lenço à donzela que passava, ou roubando um beijo à rosa perfumada. Tudo eram alegrias e cânticos... os rouxinóis nas moutas, o coração nos amores, e a natureza nos sorrisos ao sol esplêndido que a dourava.
Uma tourada real chamara a corte a Salvaterra. Os fidalgos respiravam nestas ocasiões menos oprimidos. Não os assombrava tão de perto a privança do ministro. Os touros eram bravos, os cavaleiros destros, o anfiteatro pomposo, e o cortejo das damas adorável. O prazer ria na boca de todos. Por cúmulo de venturas o marquês de Pombal ficara em Lisboa, retido pelo conflito com o embaixador de Espanha."
(Excerto de Última corrida de touros em Salvaterra)
Contos e Lendas:
A Torre de Caim. | Última corrida de touros em Salvaterra. | Tomada de Ceuta: I. Em que todos falam e poucos se entendem; II. Nem preto nem branco; III. Armas e amores; IV. O reverendo abade de Alcobaça; V. Quem é o rei aqui?
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário