NORONHA, D. José Manoel de - NUN'ALVARES : heroe e santo. Coimbra, Moura Marques, 1915. In-8º (19cm) de XVIII, 129, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Impressa em papel de qualidade superior. Ilustrada com bonitas capitais e vinhetas tipográficas representando escudos heráldicos.
Biografia do Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira.
"Ia um chôro alto e afflito na igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Lisbôa. Elevavam-se a Deus preces fervorosas, pedindo o restabelecimento de Frei Nuno, que, a êsse tempo, placidamente agonizava no seu catre de frade pobre. Os mendigos pediam ao Ceu, em orações sentidas, a saúde do seu bem-feitor, e os ricos acorriam a saber novas do Conde Santo. Havia um ruido confuso de vozes, ora gementes e suplicantes, ora revoltadas e cheias de desespêro.
Pela igreja errava ainda o perfume devoto do incenso, que subira em espirais, de manhã, na festa de Todos-os Santos. Era o primeiro de novembro, dia triste e chuvoso, véspera de Finados.
Na sua cela, irremediavelmente perdido, o Condestável, abraçado ao Crucifixo, que desde o principio da doença não o abandonára, ouvia ler, num latim cantado, a Paixão do Senhor."
(excerto do Cap. I, Ás Portas de Ceu)
Índice:
A quem ler. - Á Portas de Ceu. - Setent'annos atraz. - O Escudeiro da Rainha. - Dois annos de lucta. - Aljubarrota. - Terras d'Africa. - O Convento do Carmo.
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Ausência da folha de rosto.
Muito invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário