HENRIQUES, Contra Almirante Almeida - MAJOR JAIME FERREIRA : Obreiro do Império. Elogio histórico pronunciado pelo..., nos Paços do Conselho de Pombal em 28 de Julho de 1941. [S.l.], Edição, em separata, da Revista «Defesa Nacional», [1941]. In-8.º (16,5cm) de 39, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
Ilustrado com um retrato do Major Jaime Ferreira em extratexto.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do Contra Almirante Almeida Henriques.
Elogio histórico ao Major Jaime Ferreira, realçando a sua acção em Moçambique, com a descrição de alguns combates relevantes que travou contra os indígenas.
"Jaime José Ferreira nasceu em Pombal no dia 26 de Agosto de 1853. Alistou-se em Leiria, no regimento de Caçadores 6, em Agosto de 1873.
Promovido a Alferes em 1878, passou ao Exército da África Oriental, onde poucos meses bastaram para revelar as grandes qualidades militares e administrativas, que o recomendaram para o desempenho de cargos de responsabilidade como os de Secretário dos Govêrnos de Tete (1878) e de Quelimane (1880), regiões inóspitas e em que as rebeldias não davam tréguas.
Com efeito, era aí quási crónico o estado de guerra, como diz Augusto de Castilho, Governador Geral de Moçambique, no seu relatório sôbre a campanha de 1888."
Joaquim de Almeida Henriques (1875-1945). "Foi um distinto oficial da Armada,
tendo atingido o posto de contra-almirante. Foi o primeiro comandante de
submarino da Marinha Portuguesa e o primeiro comandante de esquadrilha
submarina do mesmo ramo. Por Decreto de Janeiro de 1920 foi agraciado com o grau de oficial da Ordem da Torre e Espada, “atendendo aos relevantes serviços prestados durante o Estado de Guerra como Comandante de Esquadrilha de Submersíveis e Comandante do ”Golfinho”.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário