GÆSER, Ernesto - PAZ? A queda do Império e a revolução alemã : romance. Traducção de Campos Lima. Lisboa, Guimarães & C.ª, [193-]. In-8º (19cm) de 324 p. ; B.
1.ª edição portuguesa.
Romance da Grande Guerra. Publicado originalmente em Berlim, em 1930, retrata o período revolucionário do pós guerra alemão.
"Por dura que seja a carga, que agora vem cair-nos sôbre os nossos ombros, após quatro anos terríveis de amargura, não humilharemos a cabeça, e antes continuaremos trabalhando com todo o ardor para para arrancar a nossa pátria desta prostração e cobri-la de nova glória sob a égide da República alemã, una e livre, a República dos operários, cidadãos e camponeses. Viva a República! - gritou o advogado levantando o braço. E a multidão fervente repetiu o grito, os soldados acentuaram-no com as suas espingardas no pavimento e os operários, em voz bem timbrada, romperam a cantar a Internacional. Neste momento, deu um passo á frente Adalberto König. Estava de cabeça descoberta e o seu cabelo castanho flutuava no ar em revôltas madeixas. Vestia um fato azul.
- Camaradas!
Foi como um grito. A sua mão descreveu no ar um arco grandioso em que se dissolveram o cântico e os vivas.
- Operários, soldados, irmãos! Os generais fugiram, os príncipes e todo o seu cortejo de tunantes puzeram-se em fuga, o Império jaz por terra... Ha entre nós alguém que não saiba o que isto significa? Significa a paz!"
(excerto do Cap. II)
Ernst Glaeser (1902-1963). Escritor alemão. Pacifista. Com a chegada ao poder do partido nacional socialista, as suas obras foram proibidas. Rumou ao exílio em 1933, para a Checolslováquia, e mais tarde, em 1934, para a Suíça. Regressou à Alemanha em 1939. Reabilitado pelo regime nazi, escreveu sob pseudónimo, e dirigiu revistas apologistas do regime.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário