04 novembro, 2014

ALBUQUERQUE, Ruy de - O PENSAMENTO COLONIAL DE OLIVEIRA MARTINS. Separata dos N.ºs 13 e 14 da Revista do Gabinete de Estudos Ultramarinos. Lisboa, [s.n. - imp. Paulino Ferreira, Filhos, Lda., Lisboa], 1957. In-4.º (24cm) de 85, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Trabalho realizado na cadeira de Administração e Direito Colonial do 3.º ano da Faculdade de Direito de Lisboa, no ano lectivo 1955-56.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Prof. Ruy de Albuquerque "ao Ilustre Historiador Dr. Caetano Beirão".
"Na génese do pensamento colonial de Oliveira Martins há proposições e factos que merece a pena evocar para integral compreensão do problema. Ele partiu da ideia de decadência do país e, portanto, duma falta de energia criadora. [...]
Toda a obra de Oliveira Martins tem uma riqueza de interrogações que, não era, e infelizmente ainda não é, hábito entre nós. Isso empresta-lhe um tom forte de contestação, de esforço afirmativo, que tem levado os estudiosos modernos a erigirem-no em mestre do pensamento actual."
(excertos do inicio e final da obra)
Ruy de Albuquerque (1933-2007). “Natural de Lisboa. Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, foi Professor Catedrático de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa. Admitido na Ordem dos Advogados em 1959. É autor de variadíssimos trabalhos. Foi membro de diversas instituições, entre as quais se contam a Academia das Ciências de Lisboa (Classe Letras, Secção de Ciências Jurídicas); Centro de Estudos Ultramarinos, Associação Fiscal Portuguesa; Association Juridique Henri Capitant; Associação Luso-Brasileira de Direito Comparado; Centro de Estudos Europeus; International Fiscal Association; Akademie für Europäischer Privatrechtswissenschaftler; Société d’Histoire du Droit (Sorbonne); o Instituto de Advogados Brasileiros, entre outras. Obteve o Prémio Nacional de História (1975); o Prémio Nacional Infante D. Henrique (1960), o Prémio Silva Martha (instituído no Brasil em colaboração com a Academia Portuguesa de História de que foi eleito Académico, e a Associação Comercial Portuguesa)." 
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário