15 setembro, 2013

MARTINS, Manuel Luis – O QUE É A EDADE MÉDIA? Dissertação, segundo a sabia orientação do exmo professor, sr. dr. Gonçalves Cerejeira, no ano lectivo de 1916-1917. Coimbra, Imprensa Académica, 1918. In-8º (20cm) de 159, [5] p. ; E.
Valorizado pela dedicatória manuscrita do autor a Eugénio de Castro.
“É difícil a missão do historiador quando ele se preocupa com fazer história, e não com contar historias; quando procura a verdade, investigando, e não a oculta, imaginando; quando fala instruindo, e não inventa corrompendo; quando busca a realidade através do revolver criterioso das fontes, e não romantiza o seu arbítrio… A missão do historiador é difícil, sobre tudo quando, por entre os ecos robustos da robusta cadeia dos tempos, uma época surge na vida da história, infeliz porque a caracterizaram mentido, e odiando-a, malevolamente lhe gravaram na fronte – que luzes mais resplandecentes que o nosso século  fez nascer, acabem de aureolar de glória – o labei infamante que a condenava a viver eternamente exposta aos insultos duma crítica toda sectária, nos andrajos da miséria e nos antros da escuridão…”
(excerto do prólogo)
Matérias:
Capítulo I - O  que é a Edade Média
Capítulo II – Lendas das Edade Média
§ 1.º - Concílo de Macon. § 2.º - Os terrores do ano 1000. § 3.º - Miséria. § 4.º - A ignorância na Edade Média. § 5.º - Feudalismo. § 6.º - A lepra.
Capítulo III – A Edade Média, uma época orgânica.
Capítulo IV – Conquistas da Edade Média:
Sob o ponto de vista religioso
Sob o ponto de vista político
Sob o ponto de vista individual
Sob o ponto de vista artístico
Sob o ponto de vista scientifico
Dante
€ 1.º - Dante, o homem
§ 2.º - Dante, o escritor
§ 3.º - Apreciação crítica
Encadernação em meia de percalina com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário