24 setembro, 2013

FREITAS, Amadeu de – O ALCOOL E O TABACO. Lisboa, Livraria Editora Guimarães, Libanio & C.ᵃ, [1902?]. In-8.º (8,5x17cm) de 78, [2] p. ; E. Collecção do Povo : Scientifica, Artistica, Industrial e Agricola, V
1.ᵃ edição.
Provecta monografia sobre os malefícios do alcool e do tabaco.
“Temos esperança e temos fé que o presente livrinho, escripto sob a indole e os auspicios sympathicos da Collecção do Povo irá levar ás massas populares, para as quaes elle quasi exclusivamente se destina, o álerta que n'esta hora clamam pelo mundo todos os homens de sciencia, os philantropos, os pensadores, as almas generosas, de boa e honrada vontade, contra o flagello assustador do alcoolismo, e, tambem contra esse'outro flagello, se bem que, felizmente, menos perigoso, do tabagismo.
O alcoolismo contribue com cincoenta por cento de desgraça, de miseria, de tragedia, de depressão moral, para a lucta immensa e immensamente malfadada, dolorosa, que contorce, exhausta, hysterisa, e estrangula n'uma golilha d'asphyxiadora ancia, quasi todos os homens. O alcool, com o sonhar que d'elle vém, o esquecimento da dôr e do soffrimento, é, em geral, o arrimo de milhares de desventurados, afflictos de coração, derrotados e succumbidos pelo desmoronar d'um ideial aquietante e terno, e o abysmo mysterioso e tragico onde outros tantos milhares de mizeraveis procuram afogar a sua fome e o seu frio, e a fome e o frio de suas mulheres e de seus filhinhos."
(excerto da introdução)
Encadernação cartonada do editor em tom acobreado, com letras e desenhos a negro.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário