28 setembro, 2013

LEAL, Cunha – EU, OS POLÍTICOS E A NAÇÃO. Lisboa, Portugal-Brasil : Siciedade Editora Arthur Brandão & C.ᵃ, [1926]. In-8º (19cm) de XLIV, 334, [6] p. ; B.
Memórias de Cunha Leal, figura de relevo da Primeira República Portuguesa.
“Este exame de consciência estava-se tornando imprescindível. É que oito anos de política, nestes tempos que vão correndo, são quási uma eternidade. Lealmente, vou mostrar-me ao público, tal como fui nas épocas diversas do período que começa em 1918. Ódios e amizades, alegrias e tristezas, entusiamos e desesperanças, ironias e ingenuidades – de tudo isso há, um pouco, nas páginas deste livro.”
(excerto da introdução)
Matérias:
- Portugal na Grande Guerra. - Assaltos e violências. – Republicanos contra monárquicos. – O célebre comício do Coliseu. O esplendor e a avidez da Moagem. – Apresentação à Câmara dos Deputados do primeiro Ministério Granjo. – A minha acção em 19 de Outubro de 1921. – O problema da ordem, após o 19 de Outubro. – Eu e «O Século»: «O Século». Uma atitude. – O Exército e a Política. – O sr. Vitorino Magalhães e os vencidos do 18 de Abril. – Os vencidos do 18 de Abril no Tribunal de Guerra. – O caso do «Angola e Metrópole». – No quarto aniversário da eleição do Papa Pio XI. – Uma profecia sobre o 28 de Maio. – A União Liberal Republicana e os vencedores do 28 de Maio: Palavras necessárias. O chefe da U. L. R. escreve ao comandante Mendes Cabeçadas. Carta ao General Gomes da Costa. – A aspiração de um Portugal maior. Para onde vamos? – Nota final.
Francisco Pinto Cunha Leal (1888-1970). “Foi um militar e político português. Participou na Grande Guerra integrado no Corpo Expedicionário Português. Iniciou a vida política no Parlamento sidonista, sendo eleito em sucessivas legislaturas até 1926. Desempenhou os cargos de presidente do Ministério e Ministro do Interior (Dezembro de 1921 a Fevereiro de 1922) e de Ministro das Finanças (1920, 1921 e 1923). Foi nomeado Reitor da Universidade de Coimbra, sendo afastado por ser acusado de apoiar o golpe militar de 18 de Abril de 1925.”
Exemplar brochado em bom geral estado de conservação. Capa com defeitos.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário