25 setembro, 2013

LISBOA, Irene (João Falco) – ESTA CIDADE! Lisboa, Edição da Autora, 1942. In-8.º (17,5cm) de 427, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Capa de Ilda Moreira.
Conjunto de crónicas sobre Lisboa e as suas gentes. “São cenas do quotidiano lisboeta, de várias classes sociais, vistas e narradas com a peculiar sensibilidade que caracteriza esta grande escritora.”
“Recolho neste volume umas tantas observações sobre casos que conheci, que me pus a desfiar e a reconsiderar tranquilamente. Tirei deles novelas? Creio que não. Fiz deles histórias pitorescas ou até morais? Também não o creio. Pu-los simplesmente em letra redonda, contei-os.”
(Excerto da introdução)
Matérias:
- A Adelina, etc…. (1). – Helma. – O velatório. – No cabeleireiro. – O Lavra. – Modista de chapéus. – A Adelina, etc…. (2). – Épocas. – Rapariguinha da rua. – O amante. – O barracão. – Um dito. – A Adelina, etc… (3).
Irene Lisboa (1892-1958). Escritora e pedagoga portuguesa, assinou muitos dos seus trabalhos com o pseudónimo João Falco. “Estudou em colégios e num liceu de Lisboa, onde tirou o magistério primário. Estudou na Bélgica, França e Suíça tendo-se especializado em pedagogia. Trabalhou como professora do ensino pré-primário, mais tarde foi inspectora orientadora de ensino e passou a funcionária administrativa do Instituto para a Alta Cultura. Reformou-se aos 48 anos. A escrita dominou toda a sua vida. Escreveu sobre pedagogia e livros para crianças e adultos.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário