26 setembro, 2013

ABREU, Solano d’ – TRATADO PRATICO DO FABRICO DA MANTEIGA. Considerações sobre a sua producção em Portugal. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira, 1900. In-8.º (18,5cm) de XIX, [1], 214, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Ilustrada com tabelas e quadros analíticos.
“Dois fins tivemos especialmente em vista: fomentar o fabrico da manteiga, como industria accessoria da agricultura; e mostrar o valor, que, para esse caso, teem as vacas portuguezas.”
(excerto da introdução)
Francisco Eduardo Solano de Abreu (1858-1941). Natural de Abrantes. “Formado em Direito, em 1885, pela Universidade de Coimbra, onde terá demonstrado alguma simpatia pelo republicanismo, acabou por desenvolver a sua militância política no Partido Progressista. Embora tenha exercido a advocacia e a magistratura, foi noutras áreas que se tornou conhecido na sociedade abrantina, nomeadamente como empresário agrícola e sobretudo na área de assistência social, onde a sua filantropia o tornou estimado de muita gente a quem ajudou a minorar múltiplas carências socioeconómicas. Agricultor moderno, Solano de Abreu fez da sua Vila Maria Amélia, em Vale de Roubão, um verdadeiro laboratório agrícola.”
Encadernação cartonada recoberta de tecido, com carimbo (desvanecido) na pasta anterior. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Defeitos na lombada. Assinatura de posse na f. rosto; carimbo de Comp. Agrícola nas pags XVII e 183.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário