27 setembro, 2013

COSTA, Tenente Mário – CARTAS DE MOÇAMBIQUE : de tudo um pouco. Lisboa, [s.n.], 1934. In-8.º (19,5cm) de [4], XII, 219, [5] p. ; B.
Obra de grande interesse para a história da colonização, e de Moçambique em particular. Assume especial relevância a Grande Guerra no espaço geográfico africano - em Fumos da Guerra -, com os seguintes capítulos:
- A primeira página da Grande Guerra na Colónia de Moçambique. – Um relatório de paz em tempo de guerra. – A «Coluna de Socorros» a Nevala. – Serra Mecula. – Von Lettow-Vorbeck.
“Quem pense encontrar neste livro hosanas às Vénus negras ou descrição de usos e costumes dos indígenas, - não o compre: poupa tempo, dinheiro, e não modifica o paladar.
Êste trabalho tende – sempre que calha a propósito – à demonstração de que a África foi feita com o sacrifício dos brancos.
Como Portugal não comprou colónias, há que dizer sem receio: fizémo-las! sabe-o Deus e o Império com que sacrifício, e é já impossível saber a quantos dos nossos, as lutas com o inimigo, pró-civilização, e com o sol e febres do clima, levaram à morte ou a caminho da morte. Tantos! Tantos!...
(excerto da introdução)
“Ler o que se tem escrito e ouvir o que se tem dito sobre a guerra no período 1914-1918, na Africa Ocidental, é caminhar para o elogio de Von Lettow. Fazer o elogio de Von Lettow não é levantar um monumento à Alemanha ou deprimir os povos que a combateram; e, tratando-se de nós, portugueses, - muito menos diminuir o valor daqueles que sentiram e sofreram a guerra do Niassa.”
(excerto do texto)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário