21 setembro, 2013

FORTES, Agostinho - HISTORIA DAS NAÇÕES EUROPEIAS (Os ultimos cem anos). Antecedentes da grande conflagração actual. Lisboa, Biblioteca d'Educação Nacional, [1915]. In-8.º (15,5cm) de XIX, [1], 299, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"A maior e mais adiantada porção da Europa arde hoje na mais extraordinaria guerra que o mundo tem presenciado. Campos talados, aldeias incendiadas, cidades arrazadas, montões de cadaveres juncando o solo, a terra, o mar e os ares vomitando mortifero fogo, eis o triste espectaculo que, em 1914, é dado presenciar ao homem."
(excerto da introdução)
"A conflagração europeia, como um grande polvo, veio enelear-nos em seus tentaculos, e as circunstancias forçam-nos a tomar parte activa no conflito para obtemperarmos ás desastrosas consequencias que do nosso alheamento nos poderiam provir. Na nossa Africa já os soldados portuguêses, com o seu inimitavel ardor e o seu acrisolado patriotismo, para o qual não existem limites no sacrificio, se teem batido com tropas germanicas, que aleivosamente invadiram em tom de guerra territorios portuguêses. [...] O nosso interesse como nação exige-nos que marchemos a ocupar o logar que as circunstancias nos determinarem; vamos, pois, e que a Patria mais uma vez seja honrada e os seus filhos se dignifiquem perante o mundo, assegurando, pelo respeito e admiração que com o seu esforço para Ela captarem, o direito de continuarmos a ser um povo livre, uma nação honesta, uma Patria gloriosa, que a Republica, debeladas as dificuldades dos primeiros anos, impila num caminho cada vez mais desbravado e franco de progresso, liberdade, ordem e paz!"
(excerto do texto)
Agostinho Fortes (1869-1940). “Nasceu em Mourão a 26 de Outubro de 1869. Após concluir o Curso Superior de Letras, concorreu em 1904 à regência da cadeira de História Antiga, Medieval e Moderna, prosseguindo a sua carreira universitária na Faculdade de Letras, de que foi secretário e dirigiu interinamente. Leccionou em diversos estabelecimentos de ensino, tendo fundado a Escola Estefânia, em Arroios. Republicano convicto, de tendência socializante, foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa na primeira vereação republicana e organizador do primeiro congresso municipalista português. Após a implantação da República, presidiu, durante seis anos, à Junta Geral do Distrito de Lisboa. Eleito senador em diverssa legislaturas. Foi um dos oradores da sessão solene de homenagem a Afonso Costa, presidida por Bernardino Machado e promovida pela Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. A ele se deve a elaboração dos primeiros estatutos da Biblioteca Operária Oeirense, fundada no dia 17 de Julho de 1933, e que desde logo se tornou um local de debate e de promoção cultural. Publicou numerosas obras, tendo fundado a colecção Biblioteca de Educação Nacional. Morreu em Lisboa a 10 de Março de 1940.” (in www.fmsoares.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Miolo em bom estado; capas algo degradadas.
Invulgar.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário