12 maio, 2013

CABREIRA, Thomaz - O PROBLEMA MILITAR. Conferencia feita no Centro Republicano Democratico : por... Capitão de Infanteria e Lente da Escola Polytechnica. Lisboa, Imprensa Africana de Antonio Tiberio de Carvalho, 1911. In-8º grd. (22cm) de 22, [2] p. ; B.
Opúsculo com interesse histórico. Não consta na base de dados da Biblioteca Nacional nem na maior parte das referências bibliográficas do autor.
A organização do Exército - projecto técnico e financeiro. Sistema proposto por Tomás Cabreira, no alvorecer da República, "para termos um exercito solidamente organizado" contrariando "a penuria das finanças portuguezas".
"Portugal precisa organisar-se militarmente, de modo a garantir a sua integridade como nação e a estabilidade das instituições que livremente excolheu. Para isso deve ter um exercito instruido, armado e equipado modelarmente e bastante numeroso para poder resistir com vantagem aos azares duma guerra. (excerto da introdução)
Matérias:
Reforma do exercito
Parte Technica
I. Recrutamento. II. Organização dos quadros. III. Constituição do exercito. IV. Estado maior general. V. Corpo de estado maior. VI. Infanteria.
VII. Cavallaria. VIII. Artilharia. IX. Engenharia. X. Tropas de saude, administração e equipagens. XI. Tropas insulanas. XII. Ordenanças. XIII. Mobilisação geral. XIV. Composição do exercito.
Parte Financeira
I. Exercito continental. II. Tropas insulanas. III. Economia total. IV. Fundo militar.
Tomás António da Guarda Cabreira (1865-1918).) Professor, militar, político e escritor português. Republicano de prestígio e maçon, foi Ministro das Finanças da República Portuguesa em 1914, entre 9 de Fev. e 23 de Jun. Atingiu o posto de coronel do Exército em 1918, no ano da sua morte.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário