05 maio, 2013

MALHEIRO, Tenente-Coronel Alexandre – DA FLANDRES AO HANOVER E MECKLENBURG (notas dum prisioneiro). 2º milhar. Porto, Renascença Portuguesa, 1919. In-8º (17,5cm) de 410, [6] p. ; E.
1ª edição.
Ilustrações a p.b. de página inteira.
Diário do tenente-coronel Alexandre Malheiro, prisioneiro de guerra dos alemães.
“Êste livro tem apenas o merecimento de haver sido escrito desapaixonadamente.
Apesar do feliz êxito obtido pelos aliados no grande conflito europeu, não poderia eu ter a pretensão de me arrogar hoje os foros de propagandista em favor da comparticipação de Portugal na Guerra.
Ninguém também poderá, com verdade, acusar-me de eu haver dado o menor passo no sentido de me eximir ao cumprimento do meu dever, embora eu, com o meu silêncio, pudesse talvez ter evitado a minha ida para França e consequentemente todos os trabalhos e sofrimentos que em terras extranhas acabo de experimentar…
Só inconscientemente, pois, estas minhas notas, daquêm e dalém front, poderão revelar qualquer parcialidade, ou conter a menor inexactidão, que dúvida alguma eu terei em rectificar, desde que lealmente elas me sejam apontadas.” (excerto do prefácio)
Contém no final do livro, em Notas Subsidiárias, o seguinte:
O funeral do alferes Joaquim Simões Dias, descrito pelo snr. Coronel Diocleciano Martins. O discurso deste à beira da sepultura do mesmo alferes.
Relatório lido em assembleia geral dos oficiais portugueses, pelo tenente-coronel snr. João Carlos Craveiro Lopes, no seu regresso de Berlim com o capitão snr. Maçãs Fernandes, onde estes oficiais haviam ido tratar do assunto do nosso repatriamento…
Impressões do tenente Delduque da Costa a propósito do depilatório a que se alude no capítulo XI deste livro.
O que, em simples conversa, foi contado ao autor por alguns oficiais de infantaria n.º 1, a propósito do esquecimento a que foi votado êste batalhão por ocasião do raid alemão que contra êle foi dirigido na primeira noite da sua ida para as linhas, quando a 6.ª brigada foi substituir a 3.ª no sector de Fauquissart.
Alexandre José Malheiro Madeira (1870-1948). Militar e escritor. “Nasceu em Martim, do concelho de Murça, em 1870, falecendo em Lisboa, em 1948. Seguiu a carreira militar, a partir de 1889, chegando ao posto de General. Concluiu o Curso de Oficial de Infantaria e foi promovido a Alferes em 1893, a Capitão em 1906 e a General em 1932. Durante a I Guerra Mundial comandou a 6ª Brigada de Infantaria do Corpo Expedicionário Português, em França. Participou na Batalha do 9 de Abril, ficando prisioneiro dos alemães. Foi libertado em 1918 com o armistício. Regressado a Portugal desempenhou os cargos de Comandante da Escola Central de Oficiais, de Inspector de Infantaria da lª e 2ª Regiões Militares, Comandante Geral da Guarda Fiscal e de Inspector Geral Interino dos Fósforos. Recebeu algumas das mais importantes condecorações: Grã Cruz da Ordem de Aviz, Medalha da Vitória e do Oficialato de Santiago.”
Belíssima encadernação em meia de pele ricamente decorada com nervuras e dourados na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Carimbo de posse na f. rosto.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário