03 maio, 2013

LACERDA, Aarão de – DA IRONIA DO RISO E DA CARICATURA : ensaio esthetico. (Com um ex-libris de Antonio Carneiro). [S.l.], Edição do Auctor [Comp. e imp. na Tip. da Pap. A. J. d‘Almeida – Porto], 1915. In-8º (19cm) de [8], 109, [3] p. ; [21] f. il. ; B.
Ilustrado em separado com um ex-libris da autoria de António Carneiro e 28 estampas em 20 folhas à parte.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
“O presente trabalho que tive de apressadamente escrever para o 2.º serão d’arte, do Salão dos Humoristas no Porto, obedeceu a uma orientação que a muitos talvez desagradasse: trata-se nem mais nem menos do que falar sobra a Ironia, o Riso e a Caricatura, olhando estes themas pelo lado philosophico que apresentam e ligando-os depois á evolução da arte da caricatura personificada em determinados artistas. […] Dissertei sobre um assumpto até agora pouco ou nada tratado entre nós, tendo o presente trabalho a originalidade de estudar certos pontos importantíssimos da historia de arte que com a minha maneira de vêr não encontrei analysados. […] Relativamente á esthetica da Ironia, do Riso e da Caricatura este trabalho alguma coisa dirá de interessante. Escrevi-o com a sinceridade e com a paixão que me merecem estes assumptos. Logo no principio, ao tratar do riso, resumidamente na sua phylosophia, tive de me referir a pontos que só a pathologia desenvolve.
O Album do Riso, disperso em gravuras por este livro, dirá toda a sua psychologia: por elle se distinguirá a gradação que vae do riso mórbido ao riso idealista e ao sorriso.” (excerto da introdução)
Aarão Soeiro Moreira de Lacerda (1890-1947). “Foi escritor e professor na Faculdade de Letras e Escola de Belas Artes do Porto (EBAP). Acumulou ao longo de sua vida vários títulos e funções. Começou a sua carreira por ser discípulo de Joaquim de Vasconcelos. Com apenas 25 anos, em 1915, organizou a sua primeira exposição de Modernistas e Humoristas, no Porto, juntamente com Diogo de Macedo, João Lebre e Lima e Nuno Simões. Tal exposição foi acompanhada de um programa paralelo de conferências e serões musicais...”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com defeitos. 
Raro e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário