11 fevereiro, 2022

GUIA PRATICO DO MEDIUM CURADOR
. [S.l.], [s.n.], [189?]. In-8.º (17 cm) de 172, IV p. ; E.
1.ª edição.
Curiosíssimo guia mediúnico, verdadeiro repositório de conselhos para a prática curativa de inúmeras maleitas e achaques. A primeira parte do livro é dedicada às explicações sobre a doutrina espírita e mediúnica. Encontrando-se amputada da folha de rosto, não foi possível obter informações relevantes acerca do livro, para além do título - Guia pratico do medium curador - que está impresso na folha de ante-rosto. A BNP não refere. Sem data visível, pela norma ortográfica seguida na escrita, supomos estar em presença de uma obra do final do século XIX - princípio do século XX.
"Acreditamos ter feito uma obra util reunindo num livro as communicações já publicadas sobre mediumnidade curadora.
Juntámos a estas outras publicações sobre os meios empregados por nossos amigos de além-tumulo para entrarem em relação comnosco, assim como certas instrucções de varios auctores relativas á applicação do magnetismo na therapeutica.
Nesta recopilação os nossos bons guias espirituaes classificaram as enfermidades acompanhando-as nas suas grandes divisões; e, todos aquelles que um sentimento de caridade indusa a alliviar os soffrimentos de seus irmãos encarnados, encontrarão os meios praticos de distinguir a natureza do mal e a forma singella e racional de dirigir o fluido curador."
(Excerto do Prefacio)
"Medium (do latim medium intermediario) é a pessoa capaz de servir de intermediario entre os espiritos e o homem. Esta faculdade chama-se mediumnidade.
O individuo apto para receber ou transmittir as communicações dos espiritos é, portanto, um medium.
A mediumnidade é um attributo multiplo que apresenta uma variedade infinita de matizes em seus meios e effeitos.
Esse attributo ou faculdade é inherente ao homem em diversos gráos, conforme a influencia dos espiritos. [...]
Ainda que essa faculdade não seja um privilegio exclusivo, é certo que encontra adversarios, ao menos no sentido vulgar em que se a toma; tambem é certo que não faltam escolhos para os que a possuem. [...]
As faculdade mediumnicas procedem de causas ainda não muito bem conhecidas e parece que o physico do medium tem nellas grande importancia.
Dahi o concluir-se qu uma faculade tão importante deveria ser propriedade exclusiva de sêres escolhidos; no emtanto, a experiencia prova o contrario, pois encontram-se mediums poderosos entre pessoas cuja moral deixa muito a desejar, emquanto que, outras pessoas respeitaveis sob todos os pontos de vista acham-se privadas dessa faculdade. [...]
O merito não está na posse da faculdade e sim no uso que se faz della."
(Excerto de O Medium)
"Não deveis jamais tomar parte em sessões logo após a refeições, quando tiverdes comido demasiado; deixae antes passar algum tempo para nellas tomardes parte, porque a influencia do fluido durante a primeira digestão poderá prejudicar-vos.
Depois das refeições o espirito enconmtra sempre difficuldade em manifestar-se, principalmente por    que o medium, reagindo, nos difficulta o assenhorearmo-nos delle.
Evitae, especialmente, os vinhos e os licores, porque, depois de se haver bebido, a influencia do fluido produz uma certa perturbação no cerebro do medium que nos impede de communicar-nos convenientemente; é isto o que é preciso ter em conta quanto á parte material.
Para que uma sessão seja util e para que o medium esteja bem assistido, assim como o circulo que o rodeia, é necessario que todos tenham calma e concentração.
Emqunto nos communicamos evitae os cochichos e as distracções.
Desejae todos que o medium cumpra facilmente a sua tarefa. O vosso desejo o auxiliará.
A mediumnidade é o laço entre o mundo visivel e o invisivel, é o traço de união entre esses dois mundos que se acotovellam sem cessar, sem que possuam outro élo material que os ligue alem das communicações."
(Excerto de Conselhos aos mediums)
Indice:
Prefacio. | O Medium. | Conselhos aos mediums. | Mediums intuitivos. | Dissertação espirita acerca da mediumnidade intuitiva. | Mdiums semi-mechanicos. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade semi-mechanica. | Mediums mechanicos. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade mechanica. | Mediums auditivos. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade auditiva. | Mediums falantes. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade falante. | Mediums somnambulos. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade somnambulica. | Mediums videntes. | Dissertação espirita sobre a videncia. | Curadoes. | Preliminares. | Regra Geral. | Dissertação espirita sobre a mediumnidade curadora. | Reflexões. | Methodo experimental. | Influencia do medium nas operações. | Reflexões de Allan Kardec.
Instrucções mediumnicas: Enfermidades da pelle; Affecções escrofulosas; Enfermidades da cabeça - dos olhos - dos ouvidos - da garganta - do peito - do estomago - do coração - do ventre - do figado; Affecções do baço; Vermes pequenos ou grandes; Enfermidades da bexiga; Enfermidades da infancia; Febres intermittentes; Hydropisia; Epilepsia; Hysterismo; Ataques de nervos; Hernias; Luxações (deslocamentos); Paralysias; Convulsões nas creanças; Chagas; Reumatismo; Cancros; Calculos da bexiga; Calculos biliarios; Dança de S. Guido; Mudez; Cholera morbus; Envenenamento; Vertigens; Loucura; Delirio de embriaguez; Dentição as creanças; Dores de dentes; Parto laborioso; Hydrophobia; Diabetes; Afogados; Hemorragias nasaes; Enfermidades da medulla espinal; Nervos dilatados; Torceduras dos pés; Suspensão do menstruo; Quedo do utero; Queda do anus; Affecções hemorrhoidaes; Ressonar; Máo cheiro da bocca ou do nariz; Instrucções mediumnicas sobre a Tuberculose pulmonar; Agua magnetizada; Magnetização da agua.
Encadernação cartonada; lombada em tela com ferros gravados a seco.
Exemplar em bom estado de conservação. Livro aberto com pouco cuidado e a fraca qualidade do papel resultou no corte irregular das folhas. Rasgão na última folha (do índice) restaurado com fita gomada.
Muito raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário