17 fevereiro, 2022

ERDMANN, Carl - DE COMO D. AFONSO HENRIQUES ASSUMIU O TÍTULO DE REI. (Comunicação apresentada ao Congresso do Mundo Português em 1940). Coimbra, Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, 1940. In-8.º (19 cm) de 29, [3] p. ; B.
1.ª edição.
"Pode dizer-se com bom fundamento que a constituição de vida portuguesa independente havia progredido tanto à volta de 1140, que pode ser considerada como facto histórico. Mas além disso por essa época, em 1139 ou 1140, deu-se um acontecimento de grande importância para assegurar a independência portuguesa: D. Afonso Henriques, que até aí nos seus diplomas se nomeava apenas Infante e Príncipe dos Portugueses, tomou o título de Rei. [...]
Segundo tradição secular, D. Afonso Henriques teria tomado o título de rei a 25 de Julho de 1139, dia da batalha do Campo de Ourique: no próprio campo de batalha teria sido D. Afonso Henriques proclamado rei pelo seu exército vitorioso. Esta tradição dá à monarquia portuguesa origem heróica; infelizmente, porém, a notícia de tal aclamação não é testemunhada por nenhum documento coevo e só séculos mais tarde surge. [...]
D. Afonso Henriques teria tomado o título de rei só em Abril de 1140, quando fêz tréguas em Valdevez com seu primo, rei de Castela; o novo título seria uma reacção contra as tréguas e significaria quebra do compromisso tomado com Castela."
(Excerto da introdução)
Matérias:
[Introdução]. | I - As pretensas tréguas de Valdevez. II - O título de rei nos diplomas de D. Afonso Henriques. III - Ourique e o título de rei. | Notas.
Carl Erdmann (1898-1945). Foi um historiador alemão, especializado em história política e intelectual medieval. Ficou conhecido, sobretudo pelos estudos que desenvolveu sobra as Cruzadas, bem como pelo seu trabalho na recolha e tratamento de correspondência entre as elites seculares e eclesiásticas no século XI. É considerado um dos estudiosos alemães mais influentes e importantes da cultura política medieval no século XX. Faleceu nas fileiras do exército alemão no final da 2.ª Guerra Mundial.
Exemplar brochado, com os cadernos por abrir, em bom estado de conservação. Capa apresenta etiqueta colada.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário