MATTOSO, Conego José Alves - MODAS, DANÇAS E THEATROS. Coimbra, Typographia França Amado, 1914. In-8.º (19,5 cm) de 40 p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo curiosíssimo. Obra puritana, apologista do decoro e bons costumes.
"Á semelhança do que se está fazendo n'outros paizes, fundou-se em Coimbra uma associação de senhoras, com o titulo Associação de defesa dos costumes christãos, tendo por fim principal combater os excessos das modas e das danças e a immoralidade nos theatros e cinematographos."
(Excerto do preâmbulo)
"As senhoras que se inscreverem nesta associação compromettem-se, em primeiro logar, a não usar vestidos decotados.
Merece todo o meu applauso este artigo do programma. Os decotes dos vestidos, deixando a descoberto parte do peito, são reprovados até pela hygiene. Não terão talvez inconvenientes para a saude das pessoas que habitualmente os usem; mas para aquellas que andam ora decotadas ora agasalhada, certamente podem ser, como me disse um medico distincto, origem constante de bronchites e outras doenças do aparelho respiratorio.
O principal motivo, porém, por que eu não posso deixar de os condemnar com decisão é por serem verdadeiramente immoraes."
(Excerto de Vestidos decotados...)
"Prohibe tambem o programma ás associadas entrar em danças menos honestas.
Dançar não é por sua natureza uma cousa illicita: torna-se objecto de prohibição para uma pessoa, sòmente quando constitue para essa pessoa, ou para outrem, perigo de peccar por qualquer motivo. [...]
Está neste caso, por exemplo, o chamado tango argentino, segundo deduzo da resolução de muitos Prelados estrangeiros, que o prohibiram; e dizem-me que é preciso todo o cuidado para que a valsa moderna não degenere tambem em dança menos honesta. [...]
Não quero deixar tambem de chamar a vos attenção, sobretudo a das mães, para o facto devéras lamentavel, e que não é raro, de uma menina passar uma noite inteira a dançar quasi continuamente, apertada n'uma toilette incomoda, chegando á manhã seguinte completamente extenuada e tendo respirado durante tantas horas um ar viciado."
(Excerto de Danças - Tango argentino)
"Compromettem-se tambem as associadas a não frequentar theatros immoraes.
No tempo corrente é rara a sessão cinematographica ou a recita em que se deixe de notar qualquer cousa contra os costumes, e não poucas vezes contra a religião. [...]
Contaram-me que ha mezes, n'uma das nossas cidades, as fitas exhibidas n'uma sessão cinematographica eram tão immoraes, que alguns homens sahiram indignados, ao passo que varias senhoras, que lá estavam com filhas, se conservaram até ao fim, n'uma triste inconsciencia da degradação em que cahiam!"
(Excerto de Theatros, cinematographos...)
"Um facto que todas vós tereis por certo observado: as pessoas, homens ou mulheres, que nas suas conversas só murmuram, quando não dizem banalidades, são de ordinario vaidosas, pouco intteligentes e de pequena instrucção. [...]
Parece-me por isso resolução acertada e de grande alcance a fundação d'uma pequena bibliotheca de livros escolhidos, que dêem uma instrucção solida e bem orientada, de livros que esclareçam o espirito sem perverter o coração. [...]
Por isso não faltem na bibliotheca livros sobre economia domestica ao lado dos de geographia, viagens, historia e outros assumptos convenientes."
(Excerto de Bibliotheca - Romances)
Matérias:
[Preâmbulo]. | Membros da direcção e comissão iniciadora da Associação. | Programma da Associação de Defesa dos Costumes Christãos. | Alocução: - Vestidos decotados, afogados, abertos e apertados. Cintos altos; - Danças - Tango argentino - Valsa; - Theatros, cinematographos, bilhetes postaes illustrados; - O «deixar correr» no porte e nas conversas; - Bibliotheca - Romances; - Sgrade communhão; - Ultimo Sacramentos.
José Alves Mattoso GCIP (1860-1952). "Foi um prelado português, nascido em 18 de fevereiro de 1860 em Coja, Arganil, e faleceu a 1 de fevereiro de 1952 na Guarda. Foi 60.º Bispo da Guarda de 1914 a 1952. Estudou desde 1880 na teologia de Coimbra. Depois de completar os seus estudos, foi ordenado sacerdote em 1882, em 1900 foi nomeado prelado. Em 3 de outubro de 1914, foi nomeado bispo da Guarda pelo Papa Bento XV. Assumiu oficialmente em 18 de abril de 1915. Permaneceu no cargo por trinta e sete anos e morreu em 1 de fevereiro de 1952, com a idade de 91 anos. A 25 de Maio de 1940 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública."(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis, manchadas, com pequenas falhas marginais. Rasgão na capa frontal sem perda de papel.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário