09 janeiro, 2022

MENDES, José de Espregueira - MONOGRAFIA SOBRE A COSTA MARÍTIMA PORTUGUESA. Lisboa, [s.n. - comp. e impresso na Tip. Emílio Braga, Lisboa], 1958. In-4.º (24 cm) de 32, [2] p. ; [8] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo sobre os principais portos de Portugal continental. Livro ilustrado em folhas separadas do texto com 8 mapas dos portos que integram o trabalho: Caminha; Viana do Castelo (antiga baía); Viana do Castelo; Douro e Leixões; Peniche; Estuário do Rio Tejo; Setúbal; Faro.
Tiragem: 500 exemplares.
"Nos nossos portos de mar, que ficam situados nas embocaduras ou fozes de rios, foi quase sempre preocupação dominante dos técnicos que têm de resolver os problemas adstritos a esses portos, dirigir as correntes de vazantes contra os cabedelos que se formam nas margens Sul das entradas das barras, no intuito e com a finalidade de evitar a formação dos mesmos cabedelos e conservar, assim, as barras desimpedidas. [...]
Na realidade, para o estudo dos portos de mar situados na zona costeira ocidental, que, com excepção do do rio Douro são gravemente prejudicados pelos assoreamentos de origem marginal ou marítima, haverá que atender, em primeiro lugar, às proveniências e causas que provocam esses assoreamentos, o que não tem sido seguido, através dos séculos, com exemplar acerto em grande parte dos casos.
Vamos seguidamente passar uma rápida revista por alguns dos portos de mar portugueses, apontando apenas a resolução técnica de diversos problemas que julgamos ser de primordial importância para os mesmos portos."
(Excerto de Diversos elementos referentes aos nossos portos de mar)
MatériasIntrodução : algumas observações sobre problemas de hidráulica marítima existentes em Portugal. a - A formação geral das areias; b - O seu transporte e acumulação ao longo da costa.
Diversos elementos referentes aos nossos portos de mar. A - Porto de Caminha; B - Porto de Viana do Castelo; C - Porto de Leixões; D - Barra do Rio Douro; E - Porto de Aveiro; F - Porto de Peniche; G - Baía de Cascais; H - Estuário do Rio Tejo;  I - Porto de Setúbal; J - Ria de Faro.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sem f. anterrosto.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário