14 janeiro, 2022

LIND, Georg Rudolf - FERNANDO PESSOA PERANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
Por...com Duas Poesias inglesas inéditas de Fernando Pessoa
. Lisboa, Separata da Revista 'Ocidente' - Volume LXXXII, 1972. In-4.º (24 cm) de [2], 20, [2] p. (11-30) ; B.
1.ª edição independente.
Importante ensaio de Georg Lind - uma das maiores autoridades do tema pessoano - sobre a posição lírica do vate português face à Grande Guerra.
Interessante peça WW1, por certo com tiragem reduzida.
"Fernando Pessoa - um poeta da guerra? Seria possível preencher todo um ensaio com um tema que tão pouco condiz com a nossa habitual imagem deste poeta? Não estava Portugal, e Pessoa com ele, bastante afastado das frentes de combate da primeira guerra mundial, mesmo depois de o país ter entrado, em Agosto de 1916, activamente neste conflito? Como é que o poeta, morando na pacífica Lisboa, se teria inspirado em motivos bélicos, não conhecendo mais sobre a guerra do que aquilo que os jornais relatavam?
E, no entanto, aí estão os factos: de 1915 até 1917 Pessoa escreveu oito poesias, cuja temática está relacionada com a Grande Guerra e que nos permitem a nós definir com toda a clareza desejável a sua posição perante a Primeira Guerra Mundial em especial e perante o fenómeno da guerra na generalidade. Creio que esta definição possui, nos tempos que correm, algum interesse, pois o testemunho moral dum grande autor convém ser ouvido, mesmo que não exerça qualquer influência imediata nos acontecimentos."
(Excerto do estudo)
Georg Rudolf Lind (Berlim, 1926 - 1990). Académico e historiador alemão. "Foi um dos primeiros tradutores de Fernando Pessoa para alemão, que lançou as bases para a divulgação da cultura e literatura portuguesas no mundo germânico."
(Fonte: http://www.fabula-urbis.pt/Recital_Adolf_Sawoff.html) 
Exemplar em brochura, bem conservado. Capa apresenta leve sombreado por acção da luz.
Raro.
Com interesse histórico e pessoano.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário