06 janeiro, 2022

LEMOS, Antonio - GUIA ITINERARIO DO AUTOMOBILISTA. Por...
Porto, Tipografia Empreza Guedes, 1923. In-8.º (19,5 cm) de [10] p. pub. ; [25] p. bco ; 271, [1] p. ; C.
1.ª edição.
Curioso guia automobilístico, abrangendo todo o território nacional - o primeiro do género publicado entre nós. Raro e muito interessante. As primeiras 10 páginas do livro são ocupadas com anúncios comerciais relacionados com a indústria automóvel - a Secção Anunciadora -, destacando-se marcas como a Mercedes (antes da parceria Mercedes-Benz, que seria concretizada em 1924) e Ford. As seguintes 25 páginas - espaço para Notas - encontram-se por preencher.
Inclui no final do livro, por ordem alfabética, uma lista: Principais localidades que possuem Hoteis e Garages.
"Tendo de ha muito reconhecido a necessidade de um Guia que facilmente illucide aos automobilistas qual o itinerario e o numero de kilómetros a que fica qualquer Cidade, Villa ou Aldeia que possa ser visitada pelos mesmos, e como até hoje não tivesse sido publicada uma obra n'este genero, embora apareçam algumas de utilidade mas que se limitam a um reduzido numero de itinerarios, resolvi aproveitar apontamentos que para tal fim colhi, tanto para o Norte como para o Sul, Alentejo e Algarve, para a confecção d'este Guia que agora acaba de publicar-se e que é, sem duvida, de grande utilidade para todos os automobilistas, excursionistas e, especialmente, aos chauffeurs de praça, pois que os habilita a poderem justar qualquer serviço sem que lhes seja necessario recorrer aos mappas que se tornam maçadores e complicados e que nem todos estão habilitados a comprehender.
N'este Guia encontram-se todas as Cidades, Villas e Aldeias mencionadas no mapa do Estado-Maior, por onde passam estradas de mácadâm descriptas pela letra alfabetica, razão por que facilmente se encontra a localidade desejada sem perda de tempo."
(Excerto do preâmbulo)
Encadernação cartonada do editor com lombada em percalina.
Exemplar em bom estado de conservação. Primeira página ostenta discreta assinatura de posse à cabeça.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar cadastrado na sua base de dados.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário