09 dezembro, 2015

ALMEIDA, Fortunato de - CHRONICAS GEOGRAPHICAS : estudos de actualidade. Por... Coimbra, França Amado, 1905. In-8.º (19cm) de XV, [1], 254 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante conjunto de crónicas sobre diversos temas da actualidade na época.
Matérias:
Prefácio. Razão da dedicatoria d'este livro - O ensino da geographia em Portugal.
I. O tunnel do monte Simplon - As communicações através dos Alpes. II. Um livro do duque dos Abruzzos - A exploração das regiões polares. III. Nordenskjöld - A hypothese do continente antarctico. IV. As ultimas expedições antarcticas. V. O imperialismo dos Estados-Unidos e a nova republica do Panamá - Panamericanismo. VI. Os cabos submarinos - Sua importancia na vida moderna. VII. A proposito da guerra do oriente - Russia e Japão. VIII. A proposito da guerra no Extremo Oriente - A Corêa. IX. A proposito da guerra no Extremo Oriente - Como os russos chegaram a Vladivostok e a Porto-Arthur. X. A proposito da guerra no Extremo Oriente - O Japão. XI. A proposito da guerra no Extremo Oriente - A China. XII. As convenções anglô-francesas de 8 de abril de 1904 - A questão das pescarias na Terra Nova. XIII. A Africa Occidental allemã e a revolta dos herreros - O sudoeste allemão e a sua impotancia. XIV. Estatistica das colonias portuguesas - População - Instrucção publica - Receitas cobradas - Commercio - Navegação - Vias de circulação e communicação.
Fortunato de Almeida Pereira de Andrade (1869-1933). “Insigne historiador, geralmente conhecido pelo nome de Fortunato de Almeida. Frequentou o Seminário de Viseu. Acabado o curso universitário, foi provido no cargo de professor do Liceu José Falcão (Coimbra), de que chegou a ser Reitor. Sócio efectivo do Instituto de Coimbra em 4.7.1896. Membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Sociedade de Estudos Históricos. Agraciado pela Santa Sé com a condecoração Pro Ecclesia et Pontifice. A sua vastíssima bibliografia, compreende monografias, compêndios escolares, artigos em revistas científicas e traduções, destacando-se entre os seus trabalhos: O Infante de Sagres (Porto, 1894); História da Igreja em Portugal(8 vols,; Coimbra, 1910-1 924); História de Portugal (6 vols.; Coimbra, 1922-1929).”
(fonte:www.uc.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos; lombada apresenta falha de papel nas extremidades.
Invulgar e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário