LORELEI. Esculturas de João Cutileiro. Fotografias de Gérard Castello Lopes. Textos de Miguel Esteves Cardoso. Porto, Porto Editora, 1989. In-fólio (30,5cm) de [96] p. inum. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Obra belíssima de grande esmero e apuro gráfico, impressa em papel encorpado, e superiormente ilustrada com as fotografias de Gérard Castello Lopes.
...............
"João Cutileiro decidiu, há tempos, fazer uma série de esculturas em que a ideia de escala fosse levada a uma espécie de paradoxo: figuras minúsculas de mulheres trabalhadas com enlevos de joalheiro e pousadas em bases de pedra tosca; uma escultura micro-monumental que preservasse, no limite das suas dimensões, a sugestão erótica do corpo feminino, pela virtuosidade da feitura, a sensualidade do mármore e o contraste dos corpos coma bruteza da pedra circundante.
Quando surgiu a ideia deste livro, o meu propósito foi o de tentar criar um outro paradoxo que se justapusesse ao dele e criasse no espectador uma dúvida quanto às reais dimensões das Lorelei.
E logo veio o Miguel Esteves Cardoso mostrar ao escultor e ao fotógrafo que menos por menos nem sempre dá mais e que as Lorelei não existem só para ser esculpidas ou fotografadas mas, sobretudo, para serem amadas.
Menos por menos, às vezes, dá muito."
(Preâmbulo de Gérard Castello Lopes)
Encadernação cartonada do editor.
Exemplar em bom estado de conservação. Ligeiramente oxidado nas guardas.
Invulgar.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário