26 dezembro, 2015

PERES, Damião - D. JOÃO I. Por... Professor do Liceu Gil Vicente. Lisboa, Livraria Ferin, Editora : Torres & C.ta, 1917. In-8.º (19,5cm) de 142 p. ; [1] f. il. ; B. Col. Grandes Vultos Portuguêses, V
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do Prof. Damião Peres ao seu distinto colega, Dr. Aarão de Lacerda.
Contém em extra-texto o retrato de corpo inteiro de D. João I, reprodução da estátua existente no Mosteiro da Batalha.
Biografia de D. João I, o Pai da Ínclita Geração, e um dos mais celebrados reis de Portugal. Trata-se da 2.ª obra do autor, tendo apenas a precedê-la A Madeira sob os donatários séc. XV e XVI, publicada no Funchal, em 1914.
                                 ...................
"Bastardo de rei - numa época em que sê-lo não era deslustre - e filho querido, o futuro Mestre de Avís teve desde criança a educação cuidada que a seu alto linhagem cumpria e os proveitos e honrarias que a paternal munificência régia lhe tributou.
Longe de o despresar ou esquecer, D. Pedro confiou a sua primeira educação aos cuidados do Mestre de Cristo, Nuno Freire de Andrade, e, aos seis ânos incompletos, o fez Mestre da Ordem de Avís, preparando-lhe assim um futuro brilhante."
(excerto do Cap. III, O Mestre de Avís)
Matérias:
PRIMEIRA PARTE - Historia politica
I - O fim da dinastia de Borgonha. II - A Revolução. III - O Mestre de Avís. IV - As classes sociais e a Revolução. V - O governo do Defensor. VI - As côrtes de Coimbra. VII - Aljubarrota. VIII - O fim da luta. IX - Ceuta. X - Os descobrimentos. XI - A morte do Rei.
SEGUNDA PARTE - A organização interna
I - O poder do Rei. II - O Clero. III - A Nobreza. IV - O Povo.
TERCEIRA PARTE - A situação economica
I - O comercio. II - A agricultura.
QUARTA PARTE - A situação intelectual
I - A instrução publica. II - A cultura geral.
Apendice.
Índice dos nomes proprios.
Damião Peres (1889-1976). "Historiador e docente universitário português nascido em 1889, em Lisboa, e falecido em 1976. Doutorou-se em História em 1932. Lecionou na universidade da capital e, mais tarde, na de Coimbra, de que se tornou professor catedrático. Foi doutorado Honoris Causa pelas universidades de Montpellier e Bordéus, e foi sócio da Academia das Ciências de Lisboa e fundador da Academia Portuguesa de História. Da sua obra vastíssima, podem mencionar-se História dos Descobrimentos Portugueses (1943), Portugal na História da Civilização (1946) e Pedro Álvares Cabral e o Descobrimento do Brasil (1959)." Dirigiu a colecção "História de Portugal" (1928-1954), tradicionalmente designada “de Barcelos”, uma das mais sólidas e completas monografias publicadas no século XX.
(fonte principal: www.infopedia.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas escurecidas. Carimbo de posse (desvanecido) na capa frontal. Páginas amarelecidas por acção do tempo.
Invulgar.
15€

Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário