31 outubro, 2014

TELO, António José - O SIDONISMO E O MOVIMENTO OPERÁRIO PORTUGUÊS. Luta de classes em Portugal, 1917-1919. Lisboa, António José Telo [e Ulmeiro], [1977]. In-8º (21cm) de 326, [6] p. ; B. Colecção Ulmeiro, n.º 12
1.ª edição.
"É inútil realçar a importância dos anos de 1917-1919 a nível da história mundial. Já na história portuguesa, contudo, a sua importância é geralmente desprezada, apesar de os acontecimentos então vividos terem então marcado profundamente todo o século XX português.
Em Dezembro de 1917, Sidónio Pais, oficial do exército praticamente desconhecido, é levado por um golpe militar vitorioso ao lugar cimeiro da política portuguesa, apoiado num amplo bloco de classes possuidoras, e mesmo no proletariado durante os primeiros meses. O que parecia ser mais um vulgar golpe militar não tarda muito em transformar-se numa experiência política única e insólita em Portugal e mesmo no mundo, cujo total alcance só poderia ser compreendido a posteriori..."
(excerto da introdução)
Matérias:
I - O Proletariado Português em 1910-1920. II - Portugal e a Guerra. III - O 3.º Governo Afonso Costa. IV - A Primeira Fase do Sidonismo. V -O Sidonismo. VI - A Greve Geral de Novembro de 1918. VII - O Fim do Sidonismo. VIII - Anexos de Textos do Movimento Operário.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário