29 outubro, 2014

DAUDET, Alphonse - ROSE ET NINETTE : moeurs du jour. Avec un frontispice de Marold. Paris, Librairie E. Flammarion, [1892]. In-8º (19,5cm) de [8], 264 p. ; il. ; E. "Collection Guillaume"
1.ª edição.
Edição original de uma das mais apreciadas obras do autor. O tema do livro é o divórcio. Em 1884, a "Lei Naquet" restabeleceu a possibilidade do divórcio em França. Daudet reflete sobre o seu impacto na vida familiar, incluindo as crianças, aproveitando este seu trabalho para avisar o filho, Léon, cujo casamento com a filha de Vítor Hugo, conhecia tempos difíceis (viriam a divorciar-se em 1895).
"Divorcé depuis quinze jours, et tout à l'ivresse de la fin de sa peine, Régis de Fagan, ce matin-lá, par des fenétres large ouvertes de son nouvel appartement de garçon, guettait l'apparition de ses fillettes que le tribunal lui accordait deux dimanches par mois. C'était leur premier dimanche..."
(excerto do Cap. I)
Alphonse Daudet (1840-1897). "Nasceu em Nimes a 12 de Maio de 1840 e faleceu em Paris a 17 de Dezembro de 1897. Foi um romancista, poeta e dramaturgo francês. Estreou-se com uma colectânea de versos, «Les Amoureuses», em 1858. Trata-se de um autor da escola naturalista, que produziu uma obra variada, satírica, tirando as personagens da vida parisiense. O seu estilo é cristalino, brilhante, deixando transparecer, com frequência, os sentimentos de paixões recalcadas."
Belíssima meia encadernação em pele com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário