MAIA, Samuel - TRATAMENTO DA PRISÃO DE VENTRE. Lisboa, Ofic. Ilustração Portugueza, 1915. In-8º (20cm) de 195, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor incluída na f. rosto.
"O assumpto d'este livro poderia ter sido reservado aos profissionaes da medicina, se a publicação de um trabalho n'essas condições em Portugal, não representasse um sacrificio demasiado para o seu auctor. Quando a obra literaria se destina a todo o publico letrado, o numero de leitores é bastantes escasso, para não estimular a sua produção. [...]
Não existindo a pretensão de fazer um tratado, ou de esgotar o assumpto em vista, mas tão sómente o desejo de apresentar um certo numero de casos, distinguindo-os pela fórma e aspectos que apresentaram, bem como os tratamentos a que foram sujeitos e resultados obtidos, as longas divagações, com a historia e enumeração de estudos efectuados sobre a materia, não seriam mais que um pedantismo descabido."
(excerto da nota prévia)
Matérias:
I - Definição da prisão de ventre. II - Importancia do cecum nos estados da atonia intestinal. III - A emotividade como causa de prisão de ventre. IV - Profilaxia e tratamento de nervosismo. V - Prisão de ventre por insuficiencia muscular. VI - Atonia de causa alimentar. VII - A alimentação dos presos de ventre. VIII - A prisão de ventre nos anemicos e arterio-esclerosos. IX - A entero-colite muco-membranosa. X - A cirurgia no tratamento da prisão de ventre.
Samuel Maia (1874-1951). "Médico, romancista, poeta e dramaturgo português, de nome completo Samuel Domingos Maia de Loureiro, nascido em 1874, em Ribafeira, Viseu, e falecido em 1951, em Lisboa. A ficção de Samuel Maia reflete uma evolução da tradição naturalista para a narrativa regionalista, centrada no contexto social e geográfico beirão. Colaborou em publicações periódicas como O Século, Jornal de Notícias, Diário Populare Ilustração.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário