QUEIROZ, Eça de - O MANDARIM. Terceira edição. Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron, Casa Editora : Lugan & Genelioux, Successores, 1889. In-8º (18cm) de 183, [1] p. ; E.
O Mandarim é um romance fantástico, e uma das mais apreciadas obras de Eça de Queiroz. Esta 3.ª edição, de 1889 (a 1.ª e a 2.ª saíram no mesmo ano, em 1880), foi a derradeira publicada em vida de Eça.
"Um ser misterioso, que é obviamente o Diabo, propõe a Teodoro um dilema
terrível: tocar uma campainha mágica e matar, à distância e de imediato,
o riquíssimo Mandarim Ti Chin-Fu, que vivia nos confins da China. Este
simples gesto faria dele o herdeiro e senhor de uma imensa fortuna! Teodoro cede à tentação e torna-se um nababo. Mas o crime, mesmo executado telepaticamente, não compensa..."
(sinopse)
"1.º Amigo (bebendo cognac e soda, debaixo d'arvores, n'um terrraço, á beira d'agua)
Camarada, por estes calores do estio, que embotam a ponta da sagacidade, repousemos do aspero estudo da Realidade humana... Partamos para os campos do Sonho, vaguear por essas azuladas collinas romanticas onde se ergue a torre abandonada do Sobrenatural, e musgos frescos recobrem as ruinas do Idealismo...
Façamos phantasia!...
2.º Amigo
Mas sobriamente, camarada, parcamente!... E como nas sabias e amaveis Allegorias da Renascença, misturando-lhe sempre uma Moralidade discreta...
(Comedia inedita)"
(prólogo)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Lombada apresenta falha de pele na extremidade superior; falha de papel no revestimento na pasta posterior. Páginas algo oxidadas, devido à qualidade do papel utilizado na impressão.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário