21 outubro, 2014

EÇA, Vicente Almeida d' - O MARINHEIRO PORTUGUEZ ATRAVEZ DA HISTORIA. Conferencia na Academia de Estudos Livres em 12 de abril de 1898 por... Capitão-tenente da Armada, Lente da Escola Naval, socio da Sociedade de Geographia de Lisboa, do Instituto de Coimbra, e socio protector da Academia de Estudos Livres. (Resumo da Conferencia). Lisboa, Academia de Estudos Livres, 1898. In-4º (23cm) de 21, [3] p. ; B. Annaes da Academia de Estudos Livres
1.ª edição.
Conferência pronunciada pelo autor no âmbito das comemorações do 4.º Centenário do Descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
"Pode-se agora determinar a psychologia do marinheiro portuguez; traços communs aos outros, de certo os ha, mas ha tambem alguns especiaes, muito seus.
E para melhor o fazer, recorde-se o que ficou dicto sobre os elementos ethnicos: encontrar-se-ha no sangue arabe a poesia, a tendencia para o idealismo, o amor. O Portuguez é altamente amoroso, mais que nenhum outro povo; o marinheiro muito mais.
D'ahi as feições caracteristicas:
a) indiferença ao perigo.
b) tenacidade.
c) modestia desaffectada - pouco amigos de fallar.
d) tristeza, saudade, o fado. [...]
e) espirito religioso. [...]
f) a obediencia - não a disciplina automatica do prussiano - mas a obediencia consciente da necessidade de cumprir e confiada no valor de quem manda."
(excerto do texto)
Vicente de Moura Coutinho Almeida d'Eça (1852-1929). “Vice-almirante. Em 1885 foi nomeado lente da cadeira da Escola Naval – Direito Internacional Público Marítimo e História Marítima, cargo que ocupou mesmo depois de atingir o limite de idade. Antes de 1896 foi vogal da Comissão Central de Pescarias, que realizou estudos oceanográficos. Presidente da Sociedade de Geografia e Director da Escola Superior Colonial. Foi parlamentar da Monarquia e Sócio de 1.ª classe da Academia das Ciências de Lisboa. Representou Portugal em diversos congressos científicos no estrangeiro, tendo tido uma acção importante nos trabalhos para um tratado com a Espanha, sobre assuntos de pesca. É vastíssima a sua bibliografia: "O Infante D. Henrique e a Arte de Navegar dos Portugueses"; "Luís de Camões Marinheiro"; "O Oficial de Marinha", etc.“
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário