27 abril, 2018

MONIZ, Egas – GUERRA JUNQUEIRO : conferência. [Apresentação do Prof. Dr. Alfredo de Magalhães]. [S.l.], Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, [1949]. In-8.º (22,5cm) de 37, [3] p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Obra ilustrada em separado com o retrato de Guerra Junqueiro, que inclui dedicatória fac-similada a Egas Moniz, com o retrato do próprio Egas Moniz, e uma foto do aspecto do Salão de Festas do Coliseu na noite em que se realizou a conferência.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do Prof. Egas Moniz.
“Guerra Junqueiro que, no Porto, alcançou merecido prestígio e foi dos Grandes de Portugal: combatente audacioso e intemerato, porta-bandeira de doutrinas iconoclastas e cantor de preciosas suavidades líricas.
Recordar um poeta desta estatura, pôr em relevo uma obra que desafia séculos, é trabalho árduo e difícil para quem só episodicamente é crítico de arte, a quem faltam sólidos alicerces para poder construir obra perfeita.
Transmontano de origem, de figura decorativa, janota nos primeiros anos, desleixado depois na indumentária, foi intelectual marcante e poeta consagrado que todos veneram e apreciam. Já aos 16 anos o espicaçava a musa, dando à publicidade as suas primeiras produções «Mysticae Nuptiae» e «Vozes sem Eco».
Em Coimbra, onde cursou direito, publicou novo volume, já de melhor categoria, «Baptismo de Amor», com um prefácio de Camilo Castelo Branco. Iniciava-se o sucesso.”
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas; páginas algo oxidadas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário