05 março, 2018

MAYNE-REID - GUILHERME O GRUMETE. [Pelo]... Traducção de A. M. da Cunha e Sá. Desenhos de Férin. Gravuras de Pannemaker. Lisboa, Bibliotheca Illustrada de Instrucção e Recreio : Empreza Horas Romanticas, 1878. 2 vols in -8.º (19 cm) de 190, [2] p. ; [12] f. il. e 190, [2] p. ; [11] f. il. ; E. num único tomo. Col. Aventuras de Terra e Mar
1.ª edição.
Romance marítimo belissimamente ilustrado com 23 estampas intercaladas no texto (em falta a 24.ª).
"O abutre do oceano, pairando nas enormes azas da superficie do Atlantico, suspende de repente o vôo para contemplar um objecto que lhe attrahiu a attenção.
O objecto para que olha é uma pequena jangada formada toscamente com alguns madeiros provenientes d'um naufragio, e sobre a qual se vêem espalhados varios pedaços de encerado.
Apesar da pouca estabilidade que offerece, é tripulada por um homem e um rapaz.
O rapaz está deitado nas vélas e parece dormir.
O homem está de pé; em certo momento leva a mão á fronte para livrar os olhos dos raios ardentes do sol, e examina com verdadeira anciedade a superficie das aguas..
A seus pés, sobre o encerado, estão espalhados um pé de cabra, dois remos e um machado. A vista penetrante do albatrós nada mais descobre na fragil jangada.
O passaro torna a despedir o rapido vôo, na direcção de oeste, e depois de atravessar um espaço, como de dez milhas, pára novamente e novamente dirige para o oceano o penetrante olhar.
Avista outra jangada dez vezes maior que a primeira, e que estaciona immovel n'uma mar estagnado e plumbeo."
(Excerto do Cap. I, O albatrós)
Thomas Mayne Reid (1818-1883). Foi um romancista americano, escocês-irlandês. O "Capitão" Reid escreveu muitos romances de aventura semelhantes aos escritos por Frederick Marryat e Robert Louis Stevenson. Era um grande admirador de Lord Byron. A acção dos seus romances ocorrem principalmente em ambientes inóspitos e selvagens: no Oeste Americano, Caraíbas, sul de África e nos Himalaias.
Encadernação da época em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura anteriores.
Exemplar em bom estado de conservação. Falha de pele no topo da lombada. Discreta assinatura de posse coeva na f. anterrosto do vol. I.
Raro.
A BNP não tem esta obra recenseada.
25€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário