COSTA, Sousa - CANTO DO CISNE : novela. [Por]... Da Academia das Sciências de Lisboa. Porto, Livraria Chardron de Lélo & Irmão, Ld.ᵃ, 1923. In-32.º (10,5cm) de 99, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Interessante novela, porventura a mais invulgar da extensa bibliografia do autor.
Obra inteiramente constituída pelas cartas que um amante (António) dirige a sua amante (Ana Maria), sendo possível observar o relacionamento do par - com os seus altos e baixos - através delas, desde o ritual da corte, da aproximação amorosa, até ao epílogo da relação.
"Minha Amiga: Não tem razão para sustos. Escrevo-lhe hoje, por saber que hoje faz anos. Bato-lhe à porta para lhe oferecer êsse ramo de cravos rôxos. É a minha carta de felicitações, e os meus cravos magoados não são senão emissários da amizade mais simples, que em meu nome vão associar-se, simplesmente, á intimidade duma festa de família."
(Excerto da 1.ª carta)
Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961). “Conhecido literariamente por Sousa Costa, foi bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, magistrado, escritor e académico. Começou a sua vida em Lisboa, onde foi secretário da Tutoria Central da Infância (1919) e do Tribunal do Comércio (1932). Nesse ano fixou-se no Porto, trabalhando no Tribunal de Execuções Fiscais. Escritor muito apreciado, de romances, evocações históricas, teatro e crónicas e de viagem.”Encadernação editorial, sendo as pastas revestidas de fantasia de pano multicolor.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário