03 fevereiro, 2016

RODRIGUES, Branco - HYGIENE DAS CREANÇAS : dedicada ás mães. Por... Lisboa, David Corazzi, Editor : Empreza Horas Romanticas, 1879. In-8.º peq. (16cm) de 95, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Raro e curioso manual novecentista de puericultura, pródigo em conselhos e orientações nos cuidados com a higiene e limpeza infantil.
"A grande mortalidade dos recemnascidos é devida a causas certamente numerosas e complexas. Se, para as familias pobres são as más condições em que nascem muitos dos seus filhos, para todas as familias em geral, são decerto os máus methodos seguidos na educação da primeira edade.
Importa pois, bastante, fazer conhecer a todas as mães os meios que devem empregar para a manutenção e educação, que lhes compete na primeira infancia de seus filhos.
Reunimos, unicamente, em estreitados capitulos as noções mais indispensaveis sobre este importantissimo assumpto, e crêmos prestar n'isto algum serviço."
(Introdução)
Matérias:
I. Da vida intra-uterina. II. Da vida extra-uterina. III. Da respiração, do exercicio, dos passeios. IV. Do vestuario. V. Funcções excrementicias: Da defecação. Das urinas. Dos suores. Da transpiração. VI. Do berço. VII. Conselhos Medicos: Dos bicos de peito. Do cordão umbilical. Das colicas. Da prisão de ventre. Da Diarrhea. Dos vomitos. Dos soluços. Da vaccinação. VIII. Da dentrição. IX. Do crescimento. X. Da desmamentação. XI. Desenvolvimento dos sentidos e da intelligencia.
José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926). Professor, higienista e pedagogo português. Foi ainda jornalista e funcionário público com altas responsabilidades no domínio da educação. Nasceu em Lisboa em 18 de Outubro de 1861. Dedicou parte importante da sua vida à educação e ao bem estar dos cegos portugueses. Enérgico, desempenhou um papel importante na introdução e difusão do sistema braille em Portugal; procurou incessantemente actualizar-se e recolher conhecimentos nas viagens que empreendeu pela Europa; fundou escolas e exerceu a docência, procurando sempre o empenho das autoridades no desenvolvimento dos seus projectos. Publicou diversas obras, sobretudo dedicadas às crianças, sobre higiene e o ensino dos cegos. Faleceu a 18 de Outubro de 1926.
Encadernação simples em meia de percalina com dourados na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário