13 novembro, 2012

MONIZ, General Júlio Botelho – A VIDA HERÓICA DO MARECHAL GOMES DA COSTA. Palestra proferida no Teatro-Circo de Braga no XXX aniversário do movimento de 28 de Maio. Vila Nova de Famalicão, Tipografia Privativa de Carvalhos, Castro & C.ª, Lda, 1956. In-4º (24cm) de 30, [2] p. ; B.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do General Botelho Moniz.
Palestra com interesse biográfico, político e militar do Marechal Gomes da Costa. O comando pelo exemplo, as zonas do globo onde serviu, as guerras, os confrontos, a politica…
Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz (1900-1970)). “Foi Oficial do Exército e político, tendo atingido o posto de General do Exército. Apoiante da Revolução Nacional, foi observador do Exército Português na Alemanha nazi no princípio da Segunda Guerra Mundial.
Entre 6 de Setembro de 1944 e 4 de Fevereiro de 1947 foi Ministro do Interior do governo de Salazar. Entre 1949 e 1951 foi adido militar em Madrid e Washington, DC. Em Fevereiro de 1953 foi promovido ao posto de general sendo em 1955 nomeado Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas. Entre 14 de Agosto de 1958 e 13 de Abril de 1961 exerceu as funções de Ministro da Defesa, substituindo no cargo Santos Costa. […] Desencantado com a política de intransigência de António de Oliveira Salazar em relação à autodeterminação dos territórios ultramarinos, nas funções de Ministro da Defesa Nacional liderou em Abril de 1961 uma tentativa fracassada de impor uma mudança reformista a partir do próprio regime, forçando a exoneração do ditador e a reforma do Estado Novo.” (in www.lacm.org.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário