16 novembro, 2012

REBELLO, José Pequito – UMA PREVISÃO DOS ACONTECIMENTOS DE ESPANHA. Lisboa, [s.n. – imp. Minergráfica, Limitada], 1937. In-8º (17,5cm) de 15, [1] p. ; B.
“Desarmado quási em absoluto Portugal e entrado o mundo numa fase de violência armada, é certo que o nosso desarmamento há-de constituir uma tentação irresistível para o nosso visinho mais forte, seja êste o visinho das nossas províncias continentais ou o vizinho das nossas províncias ultramarinas. […] Dados mais dois ou três mêses para que esse governo bolchevista de Madrid, auxiliado pelo de Moscovo, reorganize pelo conhecido modelo de escravatura militarista os recursos económicos e militares herdados das épocas construtivas, estaremos então na vizinhança de um país, inimigo pelas idéas, pelas instituições, pelo seu interesse de segurança em destruir-nos; se o nosso desarmamento nesse momento for sensivelmente igual ao de hoje, é certo, matemáticamente certo, que a Espanha bolchevista se sentirá irresistivelmente tentada à nossa conquista…”
"NOTA - Dêste documento, foram, na data acima referida [19 de Março de 1936], tiradas três cópias, enviadas respectivamente ao Senhor General Carmona, ao Senhor Doutor Oliveira Salazar e ao Senhor Coronel Passos e Souza então ministro da guerra, e destinava-se, seguindo se declarava em nota apensa, «a ressalvar, na grave crise nacional que atravessamos, a responsabilidade do signatário e talvez por êle daqueles portugueses que se têm manifestado contrários desde sempre ao abandono da defeza nacional»." (excertos do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário