FREITAS FILHO, Amadeu de - D. CARLOS : reportagem dramática. Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade, 1934. In-8.º (19,5cm) de 227, [1] p. ; B.
1.ª edição.
1.ª edição.
Reportagem dramática em quatro quadros.
"Surge neste livro, talvez um pouco audacioso, a tentativa dum retrato moral e político de D. Carlos, escrita com sinceridade e verdade por um jornalista republicano da geração que não tem responsabilidades no regícidio - a geração que herdou as consequencias trágicas da guerra e sofre, massacrada e algemada, os seus horrores."
(excerto de Pórtico)
(excerto de Pórtico)
"No Arsenal da Marinha, em Lisboa, pequena sala contígua ao quarto do médico de serviço de mobiliário muito pobre. Algumas cadeiras. Um relógio de parade, a funcionar, marca as 17,40. Anoitece. Ouvem-se tiros gritos de homens, ordens de «para trás! para trás!». Confusão. Dois ou três marinheiros, uns após outros, atravessam a cena a correr, entrando e saindo gritando horrorizados: «Mataram o Rei!», «Meu tenente mataram o Rei e o Príncipe!» «É a revolução! É a revolução!». Ouvem-se mais tiros. Por entre a gritaria, protestos de «assassinos! assassinos! bandidos!» Entra um grupo de homens, do qual fazem parte civis e marinheiros, levando o Rei, com o seu sobretudo de generalíssimo, cabeça pendente, nuca e rosto ensanguentado..."
(excerto da introdução ao 4.º quadro)
(excerto da introdução ao 4.º quadro)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Selo na parte inferior da lombada.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário