23 novembro, 2012

FREITAS FILHO, Amadeu de - D. CARLOS : reportagem dramática. Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade, 1934. In-8.º (19,5cm) de 227, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Reportagem dramática em quatro quadros.
"Surge neste livro, talvez um pouco audacioso, a tentativa dum retrato moral e político de D. Carlos, escrita com sinceridade e verdade por um jornalista republicano da geração que não tem responsabilidades no regícidio - a geração que herdou as consequencias trágicas da guerra e sofre, massacrada e algemada, os seus horrores."
(excerto de Pórtico)
"No Arsenal da Marinha, em Lisboa, pequena sala contígua ao quarto do médico de serviço de mobiliário muito pobre. Algumas cadeiras. Um relógio de parade, a funcionar, marca as 17,40. Anoitece. Ouvem-se tiros gritos de homens, ordens de «para trás! para trás!». Confusão. Dois ou três marinheiros, uns após outros, atravessam a cena a correr, entrando e saindo gritando horrorizados: «Mataram o Rei!», «Meu tenente mataram o Rei e o Príncipe!» «É a revolução! É a revolução!». Ouvem-se mais tiros. Por entre a gritaria, protestos de «assassinos! assassinos! bandidos!» Entra um grupo de homens, do qual fazem parte civis e marinheiros, levando o Rei, com o seu sobretudo de generalíssimo, cabeça pendente, nuca e rosto ensanguentado..."
(excerto da introdução ao 4.º quadro)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Selo na parte inferior da lombada. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário