05 novembro, 2012

SERPA, C. J. Gonçalves - D. JOSÉ DO PATROCÍNIO DIAS : Bispo Soldado : Beja. Lisboa, [s.n. - Composto e imp. na União Gráfica, 1959. In-4º (25,5cm) de 509, [3] p. ; il. ; B.
Ilustrado em separado com fotografias a p.b.
"Em Portugal a atmosfera em que se vivia era bem diferente da que hoje se respira. A Igreja era, nos meios oficiais, ou simplesmente ignorada, ou francamente hostilizada. Em França, nas condições especiais criadas pela guerra e pela ocupação, sob forte tensão armada, de vastas zonas populacionais - zona do interior pelos exércitos estrangeiros, a situação era moralmente difícil, confusa e instável. Houve que tomar conhecimento do meio em que se ia viver e operar, que organizar o serviço de assistência religiosa em campanha [...] Em tudo isto o futuro Prelado demonstrou o seu profundo conhecimento da natureza humana, o seu fino tacto diplomático, o seu talento de organização, a sua equanimidade, as suas acrisoladas virtudes sacerdotais e, acima de tudo, a piedade cristã que irradiava da sua vida interior. Tudo o que foi feito, o foi na mais pura tradição evangélica. O Pastor congregou o seu rebanho, apascentou-o, guardou-o e defendeu-o - por vezes da morte e para além da Morte... - até ao fim!" (excerto do prefácio - No bom combate - do Tenente-Coronel Abreu Campos, Antigo Iº Comandante do Quartel General do C. E. P.) 
José do Patrocínio Dias, (1884-1965) foi um Bispo e militar português. [...] Em 1917 ofereceu-se como voluntário para capelão militar, sendo nomeado Capelão-Chefe dos Capelães do Corpo Expedicionário Português para assistência aos soldados portugueses na I Guerra Mundial, em França..."
Exemplar brochado, com as capas plastificadas, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário