COSTA, Sousa - PÁGINAS DE SANGUE : Brandões, Marçais & C.ª. Com uma carta zincogravada de João Brandão. 3ª Edição. 6º Milhar. Lisboa, Portugal-Brasil, [192-] In-8.º (19 cm) de 266 p. ; B.
Interessante subsídio para a história das Beiras e da banditagem que assolou a região a soldo de caciques locais na época da Guerra Civil.
Capa de Francisco Valença.
"[...] eu, e comigo por certo a maioria dos portugueses, mesmo os de certa cultura intelectual, julgava os Marçais, julgava especialmente os Brandões ferozes bandoleiros de estrada, notabilizados por crimes comuns de rara envergadura - embora os conhecesse dos contos dos meus serões à lareira transmontana. E assim, ao verificar um engano que não era apenas meu, que é de tanta gente, decidi desenterrar do pó que os subvertia e do êrro que os deformava êsses vultos sombrios de tragédia, afim de os repor no seu lugar e na sua fisionomia histórica. Não eram bandoleiros de estrada. Não praticavam, a não ser excepcionalmente, crimes comuns. Eram vultos de políticos, obedientes aos cânones da época, entregues à violência dos seus instintos, praticando crimes políticos."
(Excerto da Nota Final)
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta pequenas falhas de papel nas margens.
Invulgar.
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta pequenas falhas de papel nas margens.
Invulgar.
Com interesse histórico.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário