07 setembro, 2022

SILVA, Francisco José Ferreira da Naya e - «A HIPNOTERAPIA NOS DOENTES NEURÓTICOS».
Trabalho efectuado nos Serviços de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Porto sob orientação do Ex.mo Senhor Doutor António Fernandes da Fonseca. Dissertação para o Acto de Licenciatura apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
. [S.l.], [s.n. - Tip. Nobreza - S. Mamede de Infesta], 1961. In-4.º (23,5 cm) de 109, [1] p. ; [1] f. errata ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre a aplicação da hipnose em pacientes com patologias do foro psiquiátrico.
Inclui no final 8 "Observações" - amostra de oito pacientes portugueses, incluindo o quadro clínico de cada um dos casos, que serviu de base prática para o estudo.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Abandonando a velha ideia de que só aqueles que possuíam o «fluído magnético» é que podiam praticar a hipnose, chega-se hoje à conclusão de quase todos os indivíduos a podem praticar.
Se não se afirma na generalidade, é porque se trata dum trabalho de habilidade e persuasão, compreendendo-se por isso que nem todos consigam resultados favoráveis, por não conseguirem convencer, persuadir ou prender a atenção do paciente para o fim desejado. [...]
Tudo nos leva a crer que os indivíduos em que seja possível o entendimento entre si e o médico, sejam susceptíveis de serem hipnotizados, embora uns com facilidade maior que outros. Ficam assim eliminados os doentes com grande falta de inteligência, assim como os casos de psicoses, nos quais o contacto fica interrompido pelas alucinações, inibições primárias, emoções tempestuosas ou outras causas."
(Excerto do Cap. III - Metodologia)
Sumário:
I - Evolução histórica do conceito da Hipnose. II - Diferentes graus de hipnose. III - Metodologia. IV - Emprego da psicoterapia no estado de sonolência e de sono sugerido. V - Alguns perigos da hipnose. VI - Material, método e classificação das neuroses. VII - Conclusão. VIII - Bibliografia.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário