PEREIRA, Alfredo - OPERAÇÕES E PREPARAÇÕES PHARMACEUTICAS. (Apontamentos para uso dos estudantes de pharmacia). Por... Pharmaceutico pela Escola Medico-Cirurgica do Porto..., etc. Porto, Typographia Occidental, 1899. In-8.º (21,5 cm) de 144 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante manual farmacêutico para elaboração das mais variadas drogas e medicamentos. Nada foi possível apurar acerca do autor desta curiosa obra, para além da informação impressa no frontispício, uma vez que não existem referências ao livro, incluindo na Biblioteca Nacional.
Livro ilustrado com 23 desenhos ao longo do texto.
"A Technica das manipulações pharmaceuticas, por mais que sobre ellas se escreva e diga, só ao laboratorio pertence, isto é, ao laboratorio em que os utensilios e apparelhos necessarios existam e no qual o pharmaceutico em vez de patrão seja professor.
Theoricamente pouco ha, sobre ellas, que dizer. Apenas definições, modo de corrigir as alterações e modo de conservação, as ultimas duas coisas, que em vista das incessantes descobertas da sciencia, unicamente podem utilisar-se. O que á pratica pertence não ha que tirar-lh-o.
Resumindo, pois, n'este pequeno volume o que sobre as preparações pharmaceuticas, mais importantes por generalisadas, de essencial convém conhecer tenho simplesmente em vista auxiliar os praticantes ou ajudantes de pharmacia na comprehensão de que a technica, de per si, não póde ensinar-lhes e ao mesmo tempo preparal-os para o estudo da pharmacia galenica, parte importante do seu exame final.
A inscripção das fórmulas, comprehendidas, por cada manipulação na Pharmacopêa Portugueza, considero-a vantajosa, visto que assim essas formulas se rememoram e mais facilmente se especificam."
(Preâmbulo)
"A pharmacia divide-se em pharmacotechnia e em pharmacologia. A primeira comprehende o estudo das manipulações pharmaceuticas; a segunda o estudo das substancias que entram n'essas manipulações. Arte pela primeira a pharmacia é sciencia pela segunda.
De um modo geral, pois, pharmacia pode dizer-se a arte que ensina a preparar os medicamentos, tendo-se préviamente conhecimento scientifico indispensavel dos simplices que os constituem."
(Excerto de Preliminares)
Exemplar em brochura, revestido por capas simples, lisas, em bom estado de conservação. Carimbo oleográfico e assinatura de posse na f. rosto.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário