28 setembro, 2022

NEGRÃO, Albano – O CARNAVAL DA MORTE: n
ovela. Drama da Guerra 1914-18. Prefácio de Dr. Ramada Curto
. Lisboa, Livraria Minerva, 1933. In-8.º (20 cm) de 281, [7] p. ; C.
1.ª edição.
Capa de Quim, datada de "33".
Romance histórico "contra a guerra" tendo como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial, palco que o autor conheceu enquanto combatente do C.E.P., tendo sido aliás, durante o período de serviço, alvo de diversas punições.
Pelo seu carácter antiguerrista, o livro foi proibido de circular pela censura do Estado Novo.
"Aos martires da Grande Guerra, vencedôres e vencidos, à geração de ontem, sacrificada à sanha cruel dos outros homens, a minha homenagem sincera, a solidariedade mais estreita no protesto contra a guerra…"
(Excerto de Aos martires da Grande Guerra)
"Relembrar os mortos e saudar os vivos.
Nove de Abril, heroico e solene, eu te saúdo!
São volvidos quinze anos após aquêle dia em que o meu coração de português sofreu a suprema dôr humana, vendo a sua bandeira-rubra espesinhada pelo inimigo; após aquêle dia que foi, também, o de maior orgulho para a minha alma de combatente, admirando a maneira valorosa como êsse punhado de soldados lusitanos soube encarar o adversario, heroico na derrota, sublime no martirio e grande nêsse Calvario [...]
Nove de Abril! Nove de Abril! És sinónimo de bravura e de morte! Quanta mocidade ardente, quantos corações sonhadores tu deixaste, para sempre, perdidos em terras de França!
Ó sombras! Sombras distantes! Espectros macabros, de dantescos sofrimentos!
Como eu vos recordo!"
(Excerto de Saudação. Aos antigos combatentes da Grande Guerra)
Índice:
[Às mães]. | [Aos martires da Grande Guerra]. | [Saudação. Aos antigos combatentes da Grande Guerra]. | [Prefácio]. | Romance: - As Tragedias do Lar. - O Silêncio da Lei. - Dos Fracos não Reza a História. - Saibam Quantos... - Almas de Lôdo. - S. O. S. - Crimes de Alta Traição. |
Encadernação cartonada do editor policromada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Mancha de humidade discreta junto ao festo, sem prejuízo do texto; carimbo e assinatura de posse na f. rosto e 1ª p. texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário